A encenação é o processo de selecção, concepção, adaptação ou modificação do espaço de actuação para uma peça de teatro ou filme. Isto inclui a utilização ou ausência de elementos de encenação, assim como a estrutura do palco e dos seus componentes.
As leis da narração de histórias foram delineadas pela primeira vez pelo filósofo grego Aristóteles na sua Poética (c. 335 a.C.), o mais antigo tratado filosófico sobrevivente sobre estrutura dramática. Os contos de histórias evoluíram com os avanços tecnológicos e a introdução de filme, mas as leis de Aristóteles dos contos de histórias e seis elementos dramáticos principais ainda são relevantes:
Um bom encenador é uma pessoa muito determinada, dinâmica e enérgica, mas acima de qualquer outra coisa, é uma pessoa humana. Como um verdadeiro líder, tanto tem de manter uma postura rígida, como tem de se mostrar aberto e tolerante quando isso se mostra necessário.
Na sua essência, o conceito de encenação ou ‘visão’ é a forma como o encenador prevê a peça. Isto começa como uma ideia escrita antes de ser realizada através dos elementos de produção, nomeadamente o cenário, os figurinos e a iluminação. Antes de lançar uma produção, o encenador deve ter uma visão clara.
Embora de um ponto de vista crítico, “encenação” possa referir-se ao espectáculo que uma peça apresenta em performance, o termo é também frequentemente utilizado alternadamente com o termo “bloqueio”, referindo-se à forma como os actores são colocados e movimentados em torno do palco. Muitos membros do público podem acreditar que os artistas se movem espontaneamente no palco, mas o bloqueio/escala raramente é espontâneo. Os principais pontos de bloqueio são frequentemente estabelecidos pelo dramaturgo, mas o bloqueio é normalmente feito pelo realizador, por vezes em colaboração com os intérpretes e designers. No teatro moderno, existem razões puramente mecânicas pelas quais o bloqueio é crucial. A iluminação do palco é centrada em partes específicas do palco em momentos específicos, e o actor deve ter a certeza de estar na sua “marca” ou “espigão” ou podem não estar bem iluminados. O bloqueio também assegura que a imagem do palco dá o foco adequado aos locais apropriados, e que as transições ocorrem sem problemas. Isto torna-se ainda mais crucial à medida que a tecnologia cénica moderna permite efeitos especiais cada vez mais elaborados.
O encenador de teatro, também chamado de diretor teatral ou diretor cénico, é a pessoa que supervisiona e dirige a montagem de uma peça te teatro ou de uma ópera. Ele é o responsável por fazer com que todo o trabalho de equipa tenha um bom resultado, até porque é ele quem coordena todos os profissionais a trabalhar na peça.
Os encenadores são indispensáveis para que uma peça tenha sucesso. São eles que garantem que a peça tem qualidade e integridade, trabalhando desde as pesquisas para a peça, à cenografia, ao guarda-roupa, à sonoplastia… Ou seja, ele está presente em todos os aspetos da produção.
A encenação é também utilizada para significar o resultado deste processo, por outras palavras, o espectáculo que uma peça apresenta na performance, o seu detalhe visual. Isto pode incluir coisas como as posições dos actores em palco (frequentemente referidas como bloqueio), os seus gestos e movimentos (também chamados negócios de palco), o fundo cénico, os adereços e figurinos, a iluminação e os efeitos sonoros. Além do figurino, qualquer objecto físico que aparece numa peça de teatro tem o potencial de se tornar um símbolo dramático importante. A primeira coisa que o público de uma peça de teatro vê é o cenário, os objectos físicos que sugerem o mundo da peça. O cenário é normalmente indicado pelo dramaturgo, mas o grau de detalhe e especificidade desta representação varia de um dramaturgo para outro e de um período literário para outro. Em filme, a encenação é geralmente chamada cenografia.
Os filmes dramáticos seguem uma estrutura narrativa claramente definida e contêm elementos literários – personagens, cenário e estilo – que ajudam os espectadores a analisar e interpretar a história:
Ele coordena todo o espetáculo e é o principal responsável por conceber a peça. Todos os detalhes são pensados pelo encenador, não só no que diz respeito à atuação e adaptação da obra, mas também a todo o trabalho por trás dos panos, como o figurino, o cenário, a sonoplastia, entre tantos outros detalhes.
O conceito de desenho deve apoiar e reforçar claramente o conceito de direcção, apresentando uma representação visual do mundo da peça. Os aspectos visuais incluem cenários, figurinos e iluminação. Esta descrição incluirá:
O mundo das artes cénicas é fascinante. Sem dúvida, o teatro é uma área que atrai os olhares das pessoas mais sensíveis. Não há quem não se apaixone por uma bela peça de teatro, com um bom argumento, bons atores, com figurinos lindos, assim como cenários vistosos.
O encenador é a verdadeira alma de uma peça de teatro ou ópera. É ele que interpreta a peça e passa o espírito para os atores. Assim, toda a equipa está a “remar para o mesmo lado”, sem hesitações ou interpretações diferentes.
Os conceitos de encenação em teatro são as ideias e métodos utilizados pelos realizadores para dar vida a uma peça de teatro. O conceito de encenação mais importante é o próprio palco, que é o espaço onde a acção da peça se desenrola. O palco pode ser dividido em diferentes áreas, tais como o espaço de encenação, as asas, e a área dos bastidores. O espaço de representação é a área onde os actores actuam e onde o público assiste. As asas são as áreas para os lados do palco onde os actores esperam para subir ao palco. A área dos bastidores é a área onde os adereços e o cenário são guardados e onde os actores podem mudar de figurino.
Quando a Twentieth Century Fox introduziu o formato CinemaScope de ecrã largo, o chefe de produção Darryl Zanuck lembrou repetidamente os seus realizadores de aproveitarem ao máximo a largura do ecrã encenando acções ao longo de todo o enquadramento – nas suas palavras, “manter as pessoas espalhadas”. Ele queria que o público experimentasse a largura total do novo formato do ecrã. A ‘linha de lavagem’ encenação exigida pela Zanuck não era apenas um imperativo comercial, era também uma solução prática para a falta de sensibilidade do filme a cores, bem como para a incapacidade de empregar uma encenação profunda.
É também fundamental que estes profissionais tenham um senso cénico e estético excelente. Além disso, têm de ser pessoas empreendedoras, capazes de produzir espetáculos que envolvem uma grande quantidade de recursos financeiros, técnicos e humanos.
Significado de Encenação substantivo feminino Ato ou efeito de pôr em cena, de montar um espetáculo teatral. [Figurado] e Pop. Fingimento, comportamento hipócrita e mentiroso, afetação insincera.
Existem três elementos básicos do teatro que são os atores, o público e o texto. Existem outros elementos adicionais que complementam e tornam o show mais marcante, convincente e real, como maquiagem, figurinos, cenário e iluminação.
Apesar de ter nascido no período da Ditadura Militar no Brasil, o Teatro do Oprimido surgiu com objetivos opostos ao dos militares. ... Tudo começou quando o dramaturgo e diretor Augusto Boal, no começo dos anos 60, viajava pelo nordeste.
Todos os exercícios do Teatro do Oprimido se estruturam sobre três alicerces da comunicação: Palavra, Som e Imagem (raízes axiais). A Palavra recriada, está associada à poesia, à narrativa e ao teatro.
Trata-se de uma metodologia cênico-pedagógica que tem como meta modificar a percepção das pessoas e ajudar a disseminar soluções para problemas sociais. O método, hoje aplicado em 70 países nos cinco continentes, foi desenvolvido nas décadas de 1960 e 1970.
Teatro do Oprimido
O Teatro do Oprimido é uma alternativa para que os atores sociais reflitam sobre as formas de opressões presentes na sociedade, para romper com as relações verticalizadas, autoritárias e centralizadoras, uma vez que estabelece uma relação horizontal entre elas, contribuindo para que questionem e discutam suas práticas ...
Augusto Boal Diretor de teatro e dramaturgo brasileiro Augusto Pinto Boal foi a principal liderança do Teatro de Arena de São Paulo, na década de 1960. Criou o "teatro do oprimido", metodologia que une teatro e ação social e que tornou seu trabalho conhecido internacionalmente.
Torna-se referência do teatro brasileiro ao expandir a prática para a conceitualização teórica, além de ser a principal liderança do Teatro de Arena e o criador da metodologia conhecida como teatro do oprimido.
Homem que fez do amor pelo teatro o condutor de sua trajetória de vida, Augusto Boal ganhou reconhecimento internacional a partir da criação do Teatro do Oprimido, metodologia que coloca a arte a serviço da inclusão social.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
16 de março de 1931
O "Teatro de Arena"foi fundado na cidade de São Paulo, em 1953, como uma alternativa à cena teatral da época. ... Esse jovem ator e dramaturgo, apesar de italiano, tinha sérias convicções sobre o teatro que se deveria fazer no Brasil. O ano era 1958, a peça Eles Não Usam Black-Tie e o jovem autor, Gianfrancesco Guarnieri.