EQST

O Que Defendia A Filosofia De Nietzsche?

O que defendia a filosofia de Nietzsche?

Rebelde e provocador, o alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) se propôs a desmascarar as fundações da cultura ocidental, mostrando que há interesses e motivações ocultas, e não valores absolutos, em conceitos como verdade, bem e mal.

O que Nietzsche acreditava?

O alemão defendia que cada um deveria estar consciente de seu próprio corpo e do mundo real em que vive. Ele disse para seus leitores para não viverem em um sonho ou tomarem decisões pautadas em pensamentos irreais. Ele acreditava que a ideia de céu era fruto de uma incapacidade de lidar com a vida no mundo.

Qual era o pensamento de Nietzsche?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

O que é vontade de poder no pensamento de Nietzsche?

Vontade de poder ou de potência (alemão: "Der Wille zur Macht") é um conceito da filosofia de Friedrich Nietzsche. A vontade de poder descrita por Nietzsche é a principal força motriz em seres humanos — realização, ambição e esforço para alcançar a posição mais alta possível na vida.

Qual a visão de Nietzsche no que diz respeito aos valores?

Contra toda essa dominação, Nietzsche defende que a Moral deve nascer imparcialmente. Não há necessidade de se levar em consideração os valores trazidos pela classe dos sacerdotes nem tampouco pela classe dos nobres.

Qual a obra mais importante de Nietzsche?

Livros de Nietzsche: Conheça os 5 melhores do autor
  1. A Genealogia da Moral fala sobre sentimentos. ...
  2. Em Assim Falou Zaratustra Nietzsche obteve seu maior sucesso. ...
  3. A Gaia Ciência mostra a filosofia de Nietzsche com versatilidade. ...
  4. Além do Bem e do Mal é considerado, pelo autor, seu livro mais importante.
Mais itens...•2 de ago. de 2019

Por que as obras de Nietzsche foram consideradas polêmicas?

Isso porque, eram obras consideradas polêmicas para a época por questionarem o cristianismo. ... Dessa forma, elaborou estudos que comparavam as formas de vida da sociedade antes e após o surgimento do cristianismo. De acordo com ele, o ser humano se tornou fraco na era moderna após o advento dos ensinamentos cristãos.

O que é a vontade de potência e como ele afirma à vida?

Na verdade, a “vontade de potência” é vista como um movimento de auto-superação da própria vida e sua dinâmica corriqueira. Ela é, assim, a tendência de subir, a vitória sobre si mesma, o domínio de si mesmo ou o esforço de sempre alcançar mais potência (MACHADO, 2001: 101).

Como Nietzsche relaciona a vontade de poder e a vida?

A vida é Vontade de Potência, mas não se pode restringi-la apenas à vida orgânica; ela está presente em tudo, desde reações químicas mais simples até à complexidade da psiquê humana (e é no ser vivo que a vontade de potência pode se expressar com mais força).