Falar de linguagem e cognição é falar de algo semelhante a um domínio responsável pelas representações. Assim, falar de aquisição ou desenvolvimento da linguagem, seja qual for a teoria que esteja como pano de fundo, é falar da capacidade de julgamento, avaliação, atribuição de valores ou significados.
Os 8 processos psicológicos básicos são: (a) Percepção, (b) Aprendizagem, (c) Linguagem, (d) Pensamento, (e) Atenção, (f) Memória, (g) Motivação e (h) Emoção. Ao longo do artigo eles serão expostos individualmente, mas esses processos estão altamente relacionados entre si.
O saber matemático é um dos mais importantes, uma vez que a criança vivencia situações que exigem conhecimentos acerca dos sete processos mentais básicos (correspondência, conservação, comparação, classificação, inclusão, seriação e sequenciação).
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
O pensamento refere-se ao significado que atribuímos a um determinado evento real, ou seja, a interpretação que a nossa “mente” atribui diante da ocorrência de um fato e que geralmente é visualizada por nós em formato de imagens mentais ou palavras.
Nossos pensamentos geram emoções, decisões, palavras e sentimentos, os quais influenciam diretamente as nossas ações e atitudes, que se tornam nossos hábitos. O que, no contexto geral, formam o nosso caráter, ou seja, quem de fato nós somos.
Enquanto o primeiro é definido como estado emocional em relação a alguma coisa, o segundo é uma expressão psicofisiológica ou biológica. Portanto, os sentimentos são mais duradouros que as emoções, mas as emoções são mais intensas. Já o pensamento é a capacidade de formar ideias ou representar a realidade em sua mente.
Os sentimentos são um estado de ânimo que surge em relação a estímulos externos, sendo considerados a expressão mental da emoção. ... Quando a emoção se processa no cérebro e a pessoa é consciente dela e do estado de humor que provoca em si mesma, ocorre um sentimento.
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico.
Para a prática, as emoções têm repercussões principalmente em cinco órgãos: coração, fígado, rins, estômago e pulmão, que por sua vez estão relacionados com elementos da natureza. Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar o funcionamento do órgão.
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.
Resposta: Emoção é uma reação a um estímulo ambiental e cognitivo que produz tanto experiências subjetivas, quanto alterações neurobiológicas significativas. ... Nós temos sentimentos e emoções porque compreendemos umas coisas, mas não compreendemos outras.