O que cobre a garantia de veculos usados? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Diz o Código de Defesa do Consumidor, que qualquer produto, seja ele novo ou usado, tem três meses de garantia sobre todo produto. ... O dono da loja, por sua vez, argumenta, que infelizmente a garantia de carros usados cobre apenas motor e caixa.
Qual o prazo de garantia para veículos usados?
90 dias
A garantia é de 90 dias, contados do ato de entrega do veículo. Durante esse prazo, o consumidor pode reclamar dos vícios (problemas) de fácil constatação. Após a reclamação, o fornecedor tem o prazo de 30 dias para resolver o problema apresentado.
Qual a garantia de um veículo usado particular?
Sim, carro usado, independente do estado, tem garantia de no mínimo 3 meses. Isso porque um automóvel é um bem durável e a lei resguarda o consumidor nesses casos. Ressaltando novamente: essa garantia é válida na compra em lojas. A compra feita entre particulares não possui esse benefício.
Qual o tempo de garantia de motor e câmbio?
Como o próprio nome sugere, a garantia legal de caixa e motor está prevista em lei e consta no Código de Defesa do Consumidor. Consequentemente, é obrigatória, incondicional e inegociável. Atenção aos prazos: a garantia é de 30 dias para bens e serviços não duráveis, e 90 dias para bens ou serviços duráveis.
O que a garantia da concessionária cobre?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a garantia legal para bens duráveis e serviços, como automóveis e manutenção, é de 90 dias. ... Todas as peças do carro estão incluídas na garantia legal. Na contratual, por sua vez, as condições são definidas pelo acordo entre a fabricante ou revendedora e o consumidor.
Qual a garantia de uma embreagem?
A garantia é de 5 anos sem limite de quilometragem. Se nesse período alguma peça da embreagem apresentar defeito, que é a embreagem não cumprir sua finalidade, o reparo é feito em garantia, embora não necessariamente a troca do conjunto todo. Entretanto, saiba que desgaste normal não é coberto pela garantia.
Qual a garantia de um produto usado?
De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo produto está sujeito à Garantia Legal, com prazo de 30 (trinta) dias para produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para produtos duráveis. Os produtos usados seguem as mesmas regras de garantia dos novos.
Quando vendi um veículo tenho que dar garantia?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 26, cita que ao se negociar bens duráveis deve-se obrigatoriamente dar uma garantia de no mínimo 90 (noventa) dias. Veículos são considerados bens duráveis, e assim sendo entra nesta condição, devendo então ter uma garantia de 90 (noventa) dias sobre a venda.
Qual o prazo para devolver um veículo?
No caso do veículo, que é um bem durável, a garantia deve ser de pelo menos 90 dias – um prazo três vezes maior se comparado aos bens não duráveis (30 dias). A partir da solicitação do consumidor, o fornecedor, por sua vez, tem até 30 dias para resolver o problema.
O que está incluso na garantia de motor e câmbio?
Caso haja qualquer problema com o veículo, dentro desse prazo, o revendedor tem que responder por todos os seus componentes, incluindo falhas elétricas e de suspensão. De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, a garantia abrange qualquer peça.
Como funciona a garantia de 3 meses do carro?
REGRA GERAL DA GARANTIA Ocorre que, dentro desse prazo de 3 meses, o Código de Defesa do Consumidor - CDC, em seu artigo 26, prevê cobertura para qualquer peça do veículo, sendo que a concessionária precisa solucionar o problema em até 30 dias após a reclamação do cliente.
Como funciona a garantia de peças?
Por lei, todo produto ou serviço tem, obrigatoriamente, uma garantia de pelo menos 90 dias. Quando você escolhe as melhores peças de reposição para o seu carro, é bem comum que esse prazo seja maior. Nesse caso, é chamada de garantia contratual e não é obrigatória.
Qual a garantia na compra de um carro?
Pela lei, o comprador de qualquer bem durável (o que inclui carros) tem no mínimo 90 dias de garantia, a partir da data em que foi feita a compra. É a chamada garantia legal. Em paralelo a isso, as montadoras oferecem uma garantia que costuma ser de 3 a 5 anos: essa é a garantia contratual.
Qual a garantia da embreagem Luk?
O Kit de Embreagem da Marca LUK, possui garantia de fábrica de 6 meses ou 180 dias, a partir da data da compra. A garantia não tem validade para peças danificadas pelo cliente, por erro de instalação, aplicação, violação de lacres, queda, acidente, qualquer tipo de adaptação ou que tire a originalidade do produto.
Como funciona a garantia de amortecedor?
Para a validade da garantia o certificado de garantia deve ser preenchido pelo revendedor no ato da venda. O prazo de garantia será contado a partir da data da compra do amortecedor e é uma extensão (i.e. já inclui) do período de 90 (noventa) dias previstos no artigo 26, Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90).
Tem como tirar nota fiscal de produto usado?
A nota fiscal de produtos usados Uma pessoa física não é obrigada a emitir uma nota fiscal, mas pode compartilhar a nota original com você transferindo os direitos de garantia do produto. ... Mas quando compra de um revendedor, ele tem obrigação de emitir nota fiscal e deve descrever as condições do produto no documento.
O que a garantia não cobre?
A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).
É permitido vender carro sem garantia?
Só que a prática é considerada ilegal. O artigo 18 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) determina que "os fornecedores de produtos (...) ... podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas". O prazo para reclamação de defeito é de até 90 dias a partir da data da compra.
Como devolver carro com problemas?
A empresa que vendeu o veículo deve, primeiramente, ter uma chance de consertá-lo. São 30 dias que ela terá para resolver o problema. Caso o prazo termine, a empresa terá de devolver seu dinheiro ou te dar um novo veículo semelhante ou superior ao veículo que apresentou defeito.
Qual o prazo para desfazer uma compra de veículo usado?
Em geral, o Código de Defesa do Consumidor determina que existe um prazo de 7 dias para que o cliente se arrependa da compra e solicite o cancelamento.