Causas do tórus mandibular Acredita-se que essa condição seja causada principalmente por fatores genéticos, como explica o NIH. Essa influência genética pode ser observada claramente em estudos com gêmeos.
Tórus são proeminências ósseas benignas que ocorrem no céu da boca (tórus palatino) ou na superfície lingual da mandíbula (tórus mandibular), logo posteriormente aos dentes inferiores. Estudos sugerem haver influência genética e ambiental na ocorrência do tórus.
FACE PALATINA - parte voltada para o palato nos dentes superiores.
Face vestibular: é a frente do dente. Essa face fica voltada para os lábios ou bochecha. Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.
Face Distal É a face mais distante da linha média e é um pouco arredondada. Face/Borda Cervical É a borda que divide a coroa da raiz. Face/Borda Incisal ou Oclusal É a parte cortante do dente. Sendo que, somente os dentes anteriores (Incisivos e Caninos) apresentam a Face Incisal.
A raiz dentária é a parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal.
A raiz, por sua vez, é responsável pelo suporte dental, e através dela o dente está inserido ao osso. Apesar de ficar escondida, é a maior parte desse elemento, constituindo mais ou menos dois terços da estrutura dentária.
Raiz: São duas raízes sempre separadas, uma mesial e mais larga e sulcada e outra distal menor e menos sulcada. SEGUNDO MOLAR INFERIOR (37 ou 47) É um dente de 4 cuspides menor que o primeiro molar inferior. Face vestibular: É composta por duas cúspides separadas pelo sulco vestibular.
O ser humano possui duas dentições: uma primária ou decídua e uma secundária ou permanente. ... DENTIÇÃO SECUNDÁRIA OU PERMANENTE - Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos, oito dentes pré-molares e doze dentes molares, totalizando trinta e dois dentes.
Incisivos:temos 8 dentes incisivos, localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.
Caninos são os dentes afiados e pontiagudos que ficam ao lado dos incisivos e parecem presas. Os dentistas também os chamam de cúspides ou dentes. Os caninos são os mais longos de todos os dentes, e as pessoas os usam para rasgar alimentos. Crianças e adultos têm 4 caninos.
Os dentes de leite – dentes decíduos ou dentição temporária – são os primeiros dentes que nascem na carga dentária de um ser humano e de outros mamíferos.
A função dos dentes pré-molares é a de triturar os alimentos. Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.