O que avaliar em uma Leso por Presso? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ao avaliar e registrar as características da LP, atentar para os seguintes aspectos:
Localização anatômica;
Estágio;
Tamanho (comprimento, largura e profundidade);
Tipo(s) de tecido;
Cor;
Condição da pele ao redor da lesão;
Bordas da ferida;
Presença de túneis e cavidades;
Mais itens...
O que significa Lesão por Pressão?
Lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.
Como deve ser o registo da avaliação da lesão?
Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.
Quais são as lesões celulares reversíveis?
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
Qual a área corporal na qual ocorre maior incidência de úlceras por pressão?
Esses achados corroboram estudos nos quais os autores(12) referem que a maior parte das úlceras ocorre na metade inferior do corpo, devido à presença de grandes proeminências ósseas e distribuição desigual do peso corporal nessas áreas.
São áreas propícias ao aparecimento de úlceras de decúbito?
Os locais onde as úlceras de decúbito ocorrem mais comumente são onde o osso está próximo da pele, como sobre os ossos do quadril, cóccix, calcanhares, tornozelos e cotovelos, mas elas podem ocorrer em qualquer lugar.