As esponjas são animais inferiores pluricelulares incapazes de se deslocarem. Algumas espécies formam camadas delgadas, outras têm a forma de vaso ou são ramificadas, globosas ou apresentam ainda outras formas diferentes.
Tipos e Classificação
O amebócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.
As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.
Resposta. Produzem a circulação da água no interior da esponja, além de filtrar a água.
Resposta. Função: entrada de água contendo alimento e oxigênio.
Células características dos cnidários. Qual das células abaixo é capaz de originar todos os outros tipos de célula de um porífero? Porócito. ... As esponjas possuem diferentes formas, algumas mais simples e outras mais complexas.
A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. ... O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina.
cnidócito
cnidócitos
As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. ... É constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução.
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
Resposta. Resposta: A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
A célula típica dos cnidários são os chamados cnidócitos. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.
Os poríferos não tem sistema nervoso. Dessa forma, um estímulo não será transmitido para outras partes do corpo; Entretanto,isso pode resultar uma reação local com fechamento do ósculo. ... Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
Filo Porífera: reprodução, alimentação, habitat, respiração - exemplos. Os poríferos como as esponjas do mar, são animais aquáticos. A principal característica é a presença de poros por todo o corpo. São animais invertebrados aquáticos que vivem fixos em rochas ou em corais.
As esponjas são animais sem simetria ou com simetria radiada, diploblásticos, acelomados e sem cavidade digestiva. ...
Um agente capaz de interferir na produção deles é, então, fundamental para a obtenção de medicamentos para a cura. Os pesquisadores também descobriram, em algumas espécies de esponjas, substâncias que diminuem a produção de óxido nítrico, tão essencial quanto tóxico para as células humanas.