Resposta. O animismo é a crença de que tudo tem uma alma ou espírito, uma anima em latim, inclusive os animais, plantas, rochas, montanhas, rios e estrelas. Os animistas acreditam que cada anima é um espírito poderoso que pode ajudar ou prejudicá-los e devem ser adorados, temidos ou de alguma forma reconhecidos.
O termo Monoteísmo etimologicamente tem origem nas palavras gregas mónos = único, théos = deus. Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.
Significado de Politeísmo substantivo masculino Crença religiosa que cultua mais de um deus: o faraó ficou conhecido por renunciar ao politeísmo egípcio tradicional. Sistema religioso que admite vários deuses: politeísmo grego.
Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração. Resulta de crenças em espíritos, demônios e forças sobrenaturais, definidas vagamente em crenças como o animismo, totemismo e culto aos ancestrais.
Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.
A diversidade religiosa está intrinsecamente relacionada com a cultura. O chamado sincretismo religioso conceitua o processo de mistura e diversificação de várias religiões reunidas dentro de uma sociedade.
O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos.