Assim como em outras artérias, o aneurisma de ilíaca é definido por uma dilatação focal da artéria com um diâmetro que é pelo menos 50% maior que o diâmetro normal do vaso. Em homens a artéria ilíaca comum tem em torno de 1,2 ± 0,2 cm, e em mulheres tem 1,0 ± 0,2 cm.
A ateromatose aórtica, também conhecida como doença ateromatosa da aorta, acontece quando há acúmulo de gordura e cálcio na parede da artéria aorta, interferindo no fluxo sanguíneo e de oxigênio para o organismo.
O tratamento dessa doença é feito através de alterações na alimentação, prática de atividade física e uso de medicamentos que ajudam no controle do colesterol, da pressão e do diabetes. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações como infarto e trombose.
Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.
As dores podem significar a existência de artrose, desgaste da cartilagem das articulações. A condição não tem cura. Estalar o pescoço para aliviar dor também pode ser sinal de problemas na coluna. O tratamento costuma ser feito com anti-inflamatórios e exercícios de alongamento e fortalecimento da coluna.
Sinais de irritação meníngea • Produzidos por processos inflamatórios que determinam espasmo da musculatura paravertebral e estiramento de raízes e meninges inflamadas. Sugestivos de processos infecciosos afetando as meninges (meningites) ou hemorragia subaracnóidea.