Na maioria das angiospermas, a gema apical inibe o desenvolvimento das gemas laterais. A remoção da gema apical provoca a brotação das gemas basais, o que evidencia esse tipo de inibição correlativa, observada, por exemplo, quando se efetuam podas ou a decapitação de uma planta.
Resposta. A auxina produzida pela gema apical inibe o crescimento das gemas laterais. Com a eliminação da gema apical, fenômeno da poda, elimina esse efeito inibidor sobre as gemas laterais, que passam a se desenvolver formando novos ramos.
Em botânica, chama-se gomo ou gema, à formação inicial de um ramo das plantas vasculares, formado por células meristemáticas. ... Os gomos podem formar-se na axila de uma folha ou na extremidade dum ramo ou do caule e podem dar origem a um novo ramo ou a uma flor (que é um ramo modificado para as funções da reprodução).
(UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, pode-se pressupor que essa folha esteja: ... Podemos concluir que a folha está em sua fase senescente, pois a auxina é produzida nos primórdios foliares e em folhas jovens.
O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).
O fototropismo é um crescimento que a planta realiza no sentido ou em direção oposta à fonte luminosa.
O fototropismo é facilmente observado na natureza. Um exemplo é o girrasol, que pode movimenta-se conforme a direção da luz solar. O girassol apresenta fototropismo positivo. Outro exemplo é um vaso com planta dentro de uma sala escura.
Em plantas Também pode ser escrito que a conversão da flor em fruta é um exemplo de quimiotropismo. A fertilização das flores pelo pólen é conseguida porque o Ovário (plantas) ovário libera substâncias químicas que produzem uma resposta quimiotrópica positiva do tubo polínico em desenvolvimento.
Toda essa diversidade de colorações é resultado da presença de um grupo de moléculas chamadas pigmentos, que podem ser encontrados dentro das células vegetais (ou seja, nas plantas!), em organelas denominadas vacúolos e plastos (é como se fossem órgãos!). ...