EQST

O Que A Vida A Autopoiese De Maturana E Varela?

O que é a vida a autopoiese de Maturana e Varela?

A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior. O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela.

O que é conhecer Para Maturana e Varela?

Com base nas idéias de Humberto Maturana e Francisco Varela, é mantido que todos os organismos vivos são sistemas cognitivos e, portanto, capazes de conhecer o mundo em que vivem. ... A esta atividade denominamos conhecimento, ou seja, a produção de enredos explicativos, restrito ao mundo humano.

O que significa a palavra autopoiese?

O termo “autopoiesis” foi utilizado em vários âmbitos científicos, da biologia ao direito. No campo da biologia, Maturana e Varela têm definido “autopoiético” como um sistema capaz de se reproduzir autonomamente, sejam os próprios componentes, sejam as relações que unem o conjunto.

O que é Representacionismo Segundo Maturana?

Maturana & Varela contestam a teoria do representacionismo, que diz que o cérebro humano recebe passivamente informações vindas já prontas de fora. O conhecimento é apresentado como o resultado do processamento (computação) de tais informações. É um fenômeno baseado em representações mentais que fazemos do mundo.

O que é a teoria da autopoiese?

Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.

O que é autopoiese na psicologia?

Assim, a autopoiese é a denominação desse modo de organização dos seres vivos, que se distinguem de outros por sua capacidade de se autoproduzirem (Maturana & Varela, 1997). ... Isso significa que, na interação entre um organismo humano e o meio, estes se modificam mutuamente a partir dessa interação.

O que é conhecimento para Maturana?

O conhecimento é uma perturbação de nosso sistema cognitivo, pois podemos fazer as nossas mudanças nas estruturas, mas não nas organizações estruturais, ou seja, em suas identidades. A explicação sempre gera uma interpretação de nossa própria experiência.

Como Maturana vê o mundo?

Maturana (2001b) diz que a existência acontece independentemente do que o observador faz. Dessa forma, as coisas existem quando alguém as conhece ou não; ou se possa vir a conhecê-las, ou se sabe da existência delas por meio da percepção ou da razão.

O que significa Alopoiese no direito?

Derivada do grego alo ('um outro', 'diferente') e poiesis ('criação', 'produção'), a palavra, como bem define Marcelo Neves, "designa a (re)produção do sistema por critérios e códigos do seu meio-ambiente.

O que é o Representacionismo?

1. Representacionismo. 1)Corrente filosofica que afirma que a representação deixa de habitar a proposição que figura fatos da realidade. 2)o desenho como representação da realidade ou de algo mais subjetivo ou abstrato.

O que significa autopoiese principal conceito de Maturana?

Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.

Qual a implicação da autopoiese para a nossa concepção de vida no planeta?

A ideia de autopoiese tem implicações filosóficas Em primeiro lugar, o ser vivo não tem fim, pois cada entidade biológica depende de sua própria autorregulação. Por outro lado, se não há uma finalidade na natureza significa que não há força alguma nem Deus para determinar a evolução dos seres vivos.

O que é biologia do conhecer?

A teoria da "autopoiese" -também conhecida como "biologia do conhecer"- proposta por Humberto Maturana, em colaboração com Francisco Varela (recentemente morto), contribuiu, e muito, para o desencadeamento de uma nova revolução que se instaurou, na década de 70, no interior do cenário funcionalista da ciência cognitiva ...

O que se observa depende do observador?

O fenômeno do conhecer tem que ser explicado sem a suposição de que é possível distinguir entre ilusão e percepção. O que está disponível para explicar o conhecer é o que o observador faz no observar, i. e., o que ele faz como observador. A existência depende, então, do observador e a isso Maturana (p.

O que é uma legislação simbólica?

As legislações simbólicas surgem de uma resposta rápida exigida pela sociedade ou ainda por um determinado grupo social. ... Todas elas criadas após um fato ocorrido na sociedade gerador de pressões para criação de leis específicas.

Que é o Representacionalismo ?( Pesquisa *?

Doutrina segundo a qual a mente opera com representações das cousas que percebemos ou nas quais pensamos e assim o objetivo imediato do conhecimento é uma ideia mental diferente do objeto externo.

Qual o papel do observador para a interpretação da realidade?

O papel do observador, que se torna o sujeito e o explicador de sua experiência/vivência do ambiente a ser analisado, transforma-se qualitativamente e reforça os argumentos de: (a) Boaventura Santos (1995) – os cientistas e cidadãos precisam contemplar o mundo, não dominá-lo, (b) de Fritjof Capra (1991) – o observador ...

O que é ser um observador?

Significado de Observador adjetivo Que observa, que presta atenção às coisas. Que obedece, que cumpre. substantivo masculino Espectador; testemunha. Aquele que tem como encargo fazer observações científicas.