EQST

O Que A Obra De Hlio Melo Traz Em Sua Ideia Principal?

O que a obra de Hélio Melo traz em sua ideia principal?

Hélio Melo traz para a sua construção poética o distanciamento entre povo e a classe dominante. Tenta, através de metáforas, associar a classe dos mandatários a burros. Numa seqüência de quadros, mostra o burro em cima de uma árvore, enquanto o trabalhador está bem abaixo da classe social, no chão.

Como era conhecido Hélio Melo?

Hélio Holanda Melo (1926 -2001), que, a despeito de ter nascido na vila amazonen- se Floriano Peixoto, é considerado um artista acreano. Conhecido também como seu “Seo” Hélio, assim como milhares de seringueiros, foi obrigado a se deslocar para a cidade, aonde, ao chegar, ocupou a periferia social.

Por que Hélio Melo é conhecido como pintor das florestas?

"Então, como aprendi sem professor, podem me chamar de pintor da selva. Porque só quem viveu lá dentro é capaz de descobrir os mistérios da natureza por meio de nossos irmãos índios, donos da floresta." Hélio Melo (1926-2001), grande expoente das artes plásticas do Acre.

Onde nasceu Hélio Melo?

Boca do Acre, Amazonas Hélio Holanda Melo/Local de nascimento

Onde Hélio Melo passou muitos anos vivendo e trabalhando?

Ele nasceu no Acre em 1926 e morreu em 2001. Passou dos 12 aos 41 anos vivendo e trabalhando num seringal (local com árvores chamadas seringueiras, que se extrai o látex/borracha, usados para fabricar vários produtos, como pneus, brinquedos, etc). O artista é conhecido como o pintor da floresta.

Que tipo de material não convencional Hélio Melo usava em suas pinturas?

O artista pintava em cartolina e Duratex, na cartolina Melo dava preferência as de cores branca e amarela para fazer esse truque de luz no centro do plano, colocando a cor bem aguada e no Duratex pintava com a cor branca pra obter tal efeito.

Qual material era usado algumas vezes nas obras de Hélio Melo?

Hélio Melo criou e aperfeiçoou pigmentos que traziam a ideologia de defesa da floresta e de suas cores a partir do açaí, urucum, casca de melancia e melão de São Caetano. Para chegar aos resultados esperados, fazia várias experiências extraindo pigmentos de folhas de árvores.

O que retrata os desenhos e pinturas do artista Hélio Melo?

Sempre referenciando o seringueiro e o sofrimento do homem do campo, Hélio Melo começou a ser reconhecido ao fazer desenhos, histórias e músicas sobre o desmatamento que se iniciava no Acre na década de 70 e a expulsão dos seringueiros da floresta para dar lugar à pecuária.

Quando e onde nasceu o artista Hélio Melo?

Hélio Holanda Melo (1926-2001), nascido em Vila Antimari em Boca do Acre (AM), foi artista plástico, compositor, músico e escritor. O artista cursou até a terceira série do 1º grau e, aos oitos anos, já pintava com tintas naturais, produzidas por ele mesmo a partir da extração de plantas da floresta.

Quem é Danilo de S Acre?

Danilo de S'Acre é um artista plástico brasileiro, fixado na região amazônica. Aprimorou sua arte, manifestada em telas, ilustrações, gravuras e esculturas, na Itália, onde permaneceu por 13 anos. Utiliza elementos naturais da floresta para compor suas obras.

Como eram feitos as pinturas e desenhos de Hélio Melo?

Hélio Melo criou e aperfeiçoou pigmentos que traziam a ideologia de defesa da floresta e de suas cores a partir do açaí, urucum, casca de melancia e melão de São Caetano. Para chegar aos resultados esperados, fazia várias experiências extraindo pigmentos de folhas de árvores.

Quais foram os principais representantes da arte naïf no mundo?

Um nome importante para o reconhecimento da arte naïf foi Wilhelm Uhde (1874 - 1947), crítico de arte alemão que, em 1928, promove a primeira exposição do estilo em Paris. Integraram a mostra: Rousseau, Luis Vivin (1861-1936), Séraphine de Senlis (1864-1942), André Bauchant (1837-1938) e Camille Bombois (1883-1910).

Quais são os principais representantes da arte naïf no mundo?

Destacamos os principais artistas:
  • Emídio de Souza (1868-1949) considerado o primeiro pintor primitivista do Brasil. ...
  • Antônio Poteiro (1925-2010) mais conhecido como Antonio Poteiro, nasceu em Portugal. ...
  • Wilma Ramos (1940-2009) Nasceu em Mogi das Cruzes, começou sua carreira como pintora primitivista aos 14 anos de idade.
Mais itens...

Quais são as principais características de um artista de arte naïf?

Arte naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. ... Recusa ou mesmo desconhece o uso dos cânones da arte acadêmica; Composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa; Não existe perspectiva geométrica linear.

São características da arte naif no Brasil?

Arte naïf no Brasil: características A arte naïf no Brasil e no mundo é caracterizada pela perspectiva pura e simples de seus artistas em relação ao mundo e também pela liberdade de criação. Ou seja, para produzirem seus trabalhos, os artistas contavam com suas próprias experiências e talento inato.

Quais artistas fazem parte da arte naif?

Suas pinturas despertaram a ironia de críticos acadêmicos, que o chamaram de naïf (ingênuo ou inocente, em francês), mas foram valorizadas por figuras da vanguarda como o poeta Guillaume Apollinaire, o dramaturgo Alfred Jarry, e os pintores Robert Delaunay, Paul Signac, Picasso, Matisse, Paul Gauguin e Kandinsky.

O que é a arte naïf?

A arte naïf é uma espécie de corrente artística que se desenvolveu no século XIX, na Europa, definida como a arte da espontaneidade, originalidade, intuição e da liberdade, considerando o fato de que os artistas não são obrigados a seguir nenhuma regra técnica, abordagem específica ou proporcionalidade.