EQST

O Que A Cidadania Regulada?

O que é a cidadania regulada?

Cidadania regulada remete à idéia de que o Estado foi capaz, via estruturação de um mecanismo de incorporação dos trabalhadores a uma ordem hierarquizada, e exercendo o papel de centralizador de todas as demandas, de dar estabilidade ao regime político e um lugar para a população na estrutura de governo.

O que é cidadania regulada ou seletiva?

Por cidadania regulada, entende-se que são cidadãos todos aqueles membros da comunidade que se encontram localizados em qualquer uma das ocupações reconhecidas e definidas em lei; a cidadania está embutida na profissão e os direitos dos cidadãos restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal ...

Que autor utiliza o conceito cidadania regulada?

Pretende-se avaliar a fortuna crítica do conceito de cidadania regulada, formulado por Wanderley Guilherme dos Santos, no intuito de apontar como esse se tornou categoria central nos esforços do pensamento político brasileiro em entender a ordem política e social posterior à Revolução de 1930.

Quais grupos ficam excluídos de fazer parte da cidadania regulada?

Santos (1987) afirma que o Estado brasileiro criou uma cidadania regulada que incluía apenas os trabalhadores vinculados ao mercado formal de trabalho. Ficam excluídos dessa cidadania os agricultores, os desempregados e os sem-profissão, na maioria negros.

O que é a cidadania formal?

A cidadania formal envolve a relação de pertencimento a um Estado-Nação, como uma pessoa que possui cidadania brasileira. ... Algumas pessoas possuem direito à dupla cidadania, isto é, devem exercer os direitos e obedecer aos deveres das duas nações nas quais é considerado cidadão formal.

Como você analisa a cidadania regulada pelo CEP?

Atualmente, uma das formas mais explícitas de regulação da cidadania no país constitui-se pelo local de moradia das pessoas, ou seja, pode-se dizer que nossa cidadania atual é regulada pelo CEP. Isso porque o acesso a um local de moradia reconhecido constitui-se vetor de acesso a muitos outros direitos.

Que autor utiliza o conceito cidadania regulada para identificar a concessão dos direitos por parte do Estado como forma de mediar possíveis conflitos entre classes?

Já o cientista político carioca Wanderley Guilherme dos Santos utiliza o conceito de “cidadania regulada” para identificar a concessão dos direitos por parte do Estado como maneira de mediar possíveis conflitos entre classes. ... Como consequência, a classe trabalhadora conquistou direitos, mas perdeu poder de contestação.

O que você acha que nos impede de termos um exercício pleno da cidadania?

O exercício pleno da cidadania não depende apenas das prerrogativas legais ou dos documentos que delimitam direitos e deveres. ... Contudo, essas importantes previsões legais não impedem que muitos brasileiros não alcancem direitos básicos, como liberdade, moradia digna, saúde, educação e trabalho.

Qual a diferença entre cidadania formal e material?

A cidadania formal é aquela que se refere à nacionalidade de uma pessoa, ou seja, a qual Estado ela pertence. Existe cidadania formal quando há o reconhecimento de que o indivíduo faz parte do Estado. Já a cidadania substantiva (ou cidadania real) é ligada ao exercício dos direitos civis, sociais e políticos.

Quando adquirimos a cidadania plena?

A cidadania plena é acessada por meio de condições oferecidas pelo Estado e também pela própria sociedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal do Brasil e uma infinidade de leis e normas listam os direitos e os deveres dos cidadãos.

Por que no Brasil vivemos uma Estadania?

No Brasil, diversos fatos da história da administração pública propiciaram o fortalecimento de uma "estadania". A crescente desigualdade social do país estimula a consolidação de uma cultura muito pouco favorável à ação coletiva e aos valores igualitários, fundamentais à democracia.

Qual a diferença entre Estadania e cidadania?

Essa cultura orientada mais para o Estado do que para a representação é chamada de estadania, em contraste com a cidadania (Carvalho, 2007). ... Assim, a representação política não funciona com a finalidade de resolver os problemas que assolam a maioria da população, mas sim para atender os interesses pessoais.

Por que a questão democrática vai além do estabelecimento de regras formais?

Sendo assim, destaca-se que a questão democrática vai além do estabelecimento das regras formais que caracterizam a democracia como regime. É necessário ampliar a cidadania para reduzir a distância entre as esferas formal e real.

O que diz a nossa Constituição brasileira sobre cidadania e direitos humanos?

OS DIREITOS HUMANOS SÃO GARANTIDOS PELA NOSSA CONSTITUIÇÃO Já no artigo 5º é estabelecido o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade e outros importantes direitos fundamentais, sejam eles individuais ou coletivos.

O que significa o exercício de cidadania?

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. ... A cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la, de poder votar em quem quiser sem constrangimento, de praticar o exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais.