EQST

O Que A Bncc Fala Sobre A Diversidade Cultural?

O que a Bncc fala sobre a diversidade cultural?

O que a BNCC diz Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

O que são habilidades culturais?

Resposta: nada mais é do que a capacidade de respeitar e se adaptar às interações com pessoas de culturas diferentes e usar essas distinções a favor da construção de uma relação produtiva.

Para que serve o repertório cultural?

O que é repertório cultural? ... O objetivo principal é permitir que os estudantes aprendam, entendam e reconheçam a importância das diferentes manifestações artísticas e culturais. Além disso, eles precisam aprender a ser participativos, capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

Como trabalhar o repertório cultural?

Entre as atividades desenvolvidas pela escola que contribuem com a formação do repertório cultural, podemos citar:

  1. manifestações artísticas, como circo, teatro e dança;
  2. visitas a museus e livrarias;
  3. apresentações do folclore local e mundial;
  4. brincadeiras antigas etc.

Para que serve o repertório?

Na vida profissional, o repertório ajuda a melhorar a sua comunicação, descobrir e desenvolver assunto de conversas, responder perguntas e até encontrar soluções criativas para os mais variados problemas.

Como fazer um repertório cultural?

7 maneiras de aumentar seu repertório sociocultural

  1. Leia constantemente. A palavra-chave para quem deseja ser um conhecedor dos mais diversos assuntos é leitura. ...
  2. Seja um observador. ...
  3. Saia da rotina. ...
  4. Assista a documentários, filmes e séries. ...
  5. Procure bons autores. ...
  6. Pesquise. ...
  7. Converse com outras pessoas.

O que é repertório cultural redação?

O repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos por meio de diversos campos do conhecimento e experiências de vida. Esses conhecimentos não precisam ser, necessariamente, aprofundados.

Como colocar repertório na redacao?

Aquele repertório precisa ter uma função clara no texto. E, segundo o professor, precisa ser algo objetivo. “Ele não pode ser o cerne da argumentação, mas um instrumento em prol da contextualização”. Com isso em mente, não se esqueça também de dar os créditos de maneira correta.

O que é um repertório legitimado?

Os elementos de repertórios são legitimados pelas áreas do conhecimento, portanto tudo o que for mencionado no seu texto e acompanhado por fonte já é considerado legitimado, garantindo que seu texto possui uma das características fundamentais exigidas pelas competências.

O que é repertório não legitimado?

Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experi- ências vividas SEM respaldo nas Áreas do Conhecimento (científicas ou culturais). ... As informações atribuídas a essas fontes não serão consideradas repertório legitimado se estiverem presentes nos textos motivadores.

O que significa repertório legitimado pertinente ao tema?

pertinente: é quando o repertório relaciona-se diretamente com o assunto abordado no tema. Por exemplo, em um tema cujo assunto é educação, é pertinente citar uma frase de Paulo Freire, educador importantíssimo no contexto educacional brasileiro.

O que é tangenciar o tema?

5) Tangenciar o tema De acordo com a Cartilha de Redação do Enem 2020, o tangenciamento ao tema se trata de “uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto”.

O que é a fuga total ao tema?

Atenção para não fugir ao tema “A fuga do tema ocorre quando o candidato escreve um texto que não traz nenhuma referência à frase temática da redação. ... Assim, o candidato pode não zerar na redação, mas a nota vai cair bastante.

Quantos pontos perde se tangenciar o tema?

Em qualquer dessas situações, o candidato atingirá, no máximo, 120 pontos distribuídos entre as competências II, III e V. Veja que o problema é a abordagem muito limitada, pois o texto tangente ao tema restringe uma discussão ampla a um universo muito restrito.

Como saber se fugir do tema da redação?

Fique atento:

  1. Fuga ao tema. ...
  2. Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. ...
  3. Redação em branco. ...
  4. Texto insuficiente. ...
  5. Textos que contenham impropérios, desenhos etc. ...
  6. Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Como não fugir do tema da redação?

Selecionamos algumas técnicas eficientes para não fugir do tema jamais!

  1. 1 – Destrinche a proposta. ...
  2. 5 séries para aprender novos idiomas. ...
  3. 2 – Encontre a palavra-chave na coletânea. ...
  4. 3 – Faça a leitura do texto no rascunho. ...
  5. 5 séries para aprender novos idiomas. ...
  6. 3 melhores aplicativos para organizar os estudos em 2021.

O que ocorre se você desrespeitar os direitos humanos na redação?

Desrespeitar os direitos humanos não pode mais zerar a redação do Enem, porém quem comete esse deslize continua perdendo pontos. Ao longo do texto, é fundamental respeitar a identidade de cada indivíduo e as diferenças entre raças, sexos, gênero, cultura etc.

O que fazer quando se erra uma palavra na redação?

Não se preocupe, pois existem formas de corrigir rasuras caso você erre na redação do Enem. Se você errou uma palavra, a recomendação é fazer um traço em cima da palavra e escrever corretamente logo em seguida. Se você errou um acento, também vale fazer um traço simples e curto sobre ele.