O que a BNCC diz Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
Resposta: nada mais é do que a capacidade de respeitar e se adaptar às interações com pessoas de culturas diferentes e usar essas distinções a favor da construção de uma relação produtiva.
O que é repertório cultural? ... O objetivo principal é permitir que os estudantes aprendam, entendam e reconheçam a importância das diferentes manifestações artísticas e culturais. Além disso, eles precisam aprender a ser participativos, capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
Entre as atividades desenvolvidas pela escola que contribuem com a formação do repertório cultural, podemos citar:
Na vida profissional, o repertório ajuda a melhorar a sua comunicação, descobrir e desenvolver assunto de conversas, responder perguntas e até encontrar soluções criativas para os mais variados problemas.
7 maneiras de aumentar seu repertório sociocultural
O repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos por meio de diversos campos do conhecimento e experiências de vida. Esses conhecimentos não precisam ser, necessariamente, aprofundados.
Aquele repertório precisa ter uma função clara no texto. E, segundo o professor, precisa ser algo objetivo. “Ele não pode ser o cerne da argumentação, mas um instrumento em prol da contextualização”. Com isso em mente, não se esqueça também de dar os créditos de maneira correta.
Os elementos de repertórios são legitimados pelas áreas do conhecimento, portanto tudo o que for mencionado no seu texto e acompanhado por fonte já é considerado legitimado, garantindo que seu texto possui uma das características fundamentais exigidas pelas competências.
Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experi- ências vividas SEM respaldo nas Áreas do Conhecimento (científicas ou culturais). ... As informações atribuídas a essas fontes não serão consideradas repertório legitimado se estiverem presentes nos textos motivadores.
pertinente: é quando o repertório relaciona-se diretamente com o assunto abordado no tema. Por exemplo, em um tema cujo assunto é educação, é pertinente citar uma frase de Paulo Freire, educador importantíssimo no contexto educacional brasileiro.
5) Tangenciar o tema De acordo com a Cartilha de Redação do Enem 2020, o tangenciamento ao tema se trata de “uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto”.
Atenção para não fugir ao tema “A fuga do tema ocorre quando o candidato escreve um texto que não traz nenhuma referência à frase temática da redação. ... Assim, o candidato pode não zerar na redação, mas a nota vai cair bastante.
Em qualquer dessas situações, o candidato atingirá, no máximo, 120 pontos distribuídos entre as competências II, III e V. Veja que o problema é a abordagem muito limitada, pois o texto tangente ao tema restringe uma discussão ampla a um universo muito restrito.
Fique atento:
Selecionamos algumas técnicas eficientes para não fugir do tema jamais!
Desrespeitar os direitos humanos não pode mais zerar a redação do Enem, porém quem comete esse deslize continua perdendo pontos. Ao longo do texto, é fundamental respeitar a identidade de cada indivíduo e as diferenças entre raças, sexos, gênero, cultura etc.
Não se preocupe, pois existem formas de corrigir rasuras caso você erre na redação do Enem. Se você errou uma palavra, a recomendação é fazer um traço em cima da palavra e escrever corretamente logo em seguida. Se você errou um acento, também vale fazer um traço simples e curto sobre ele.