Significado de endometriose
A endometriose é uma doença comum área ginecológico nos anos reprodutivos é devido à localização anómalo do tecido que reveste o interior do útero chamado o endométrio fora da sua localização normal. Cerca de um em cada dez mulheres têm essa condição.
Do lado de fora o útero, o tecido endometrial é geralmente localizados em diferentes órgãos localizada na pélvis e ovários, trompas de Falópio, peritoneu, bexiga, ligamentos uterinos ou espaço localizado entre o recto e na vagina, onde sofre alterações, tais como o crescimento e descamação em relação ao ciclo menstrual, isto provoca a irritação dos tecidos dor no qual ele está localizado, esta irritação provoca um tipo de fibrose ou cicatrização conhecido como aderências capazes de se ligarem órgãos pélvicos em conjunto causando perturbações de mobilidade normal intestino ou tubos. Em alguns casos, o tecido do endométrio é localizado no interior dos ovários originários conhecidos como “cistos de chocolate” por lesões da cor.
Síntomos que variam cada mulher
Em algumas mulheres a endometriose está presente sem causar quaisquer sintomas. Em outros casos, é acompanhada de desconforto tais como dor menstrual aguda, dor pélvica crónica e dor durante a relação sexual, o último é conhecido como dispareunia. Estes sintomas têm diferentes graus de intensidade, algumas mulheres podem ser incapacitantes seriamente afetar sua qualidade de vida.
A relação entre a endometriose e infertilidade
A endometriose é às vezes diagnosticada quando uma mulher está sendo estudado por apresentar infertilidade, até 50% das mulheres que não conseguem engravidar têm esta doença. Nestes casos, infertilidade está relacionada com a fenómenos tais como o efeito sobre a mobilidade da trompa de Falópio, a interferência com a libertação de ovos, bloqueando a entrada do esperma no Falópio e alteração ambiente pélvica afectando directamente processa a fertilização do ovo e implantação do embrião.
Como detectar e tratar
O diagnóstico da endometriose é suspeito durante exames ginecológicos e estudos como ultra-som, no entanto, é confirmado com o laparoscópio, ambulatorial procedimento cirúrgico para explorar a bacia e colher amostras para histologia através da introdução de uma câmera chamado laparoscópio através um pequeno corte no umbigo.
O tratamento desta doença depende da quantidade de tecido do endométrio localizado fora do útero e sintomas, a dor pode ser tratada com drogas anti-inflamatórias, no entanto, em casos de dor muito severa usando tratamentos hormonais é necessário e mesmo a cirurgia para remover este tecido.