Em 1922, o arqueólogo Howard Carter encontrou, no Egito, a tumba do rei Tutancâmon e levou o fotógrafo Harry Burton para registrar o momento. Essas imagens, que impressionaram o mundo todo, foram restauradas em cores, evidenciando ainda mais a grandiosidade da descoberta.
Pelo menos 4 milhões de libras | Exame.
Ankhesenpaaton
Grande esposa real do faraó Tutancâmon, tinha como nome original Anchesenpaaton, o que significa “ela vive para Aton”, nome que estava relacionado com a doutrina religiosa desenvolvida por seu pai, que fazia do deus Aton a única divindade digna de culto.
Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramessés II faraó do Egito, cujo nome significa "a mais bela", "a mais perfeita" e é muitas vezes seguido pelo epíteto "amada de Mut"....
Ele morreu aos 90 anos por causa de "Artrite" e foi enterrado pela primeira vez no Vale dos Reis, na margem ocidental de Luxor, na tumba KV7. Ramsés foi um grande líder e um rei poderoso que recebeu aclamação mundial por expandir e manter o território do reino no antigo egito.
Ramsés teve várias esposas, mas a mais importante foi Nefertari. Com ela teve seu primeiro filho. Há relatos que o casal teve mais três filhos e duas filhas. O túmulo mais famoso do Vale das Rainhas foi construído para a rainha Nefertari, que teria falecido no vigésimo quarto ano do reinado de Ramsés.
Ramsés é um nome que se originou a partir do antigo egípcio Rmssu, R'mssw ou Ramssw que é composto pelo nome do supremo deus egípcio Rá (deus sol), com a raiz mes ou mesu, que quer dizer “nascer” ou “filho”. Assim, o significado deste nome seria: “filho de Rá”.