O tratamento da depressão psicótica geralmente é feito através da associação de uma medicação antidepressiva com uma medicação antipsicótica. A eletroconvulsoterapia ou ECT, um tratamento em que uma corrente elétrica é aplicada ao cérebro durante alguns segundos (sob uma leve anestesia geral) também é eficaz (2).
Mesmo não tendo uma preparação psicológica prévia, cada um de nós deve ser capaz de ajudar em momentos de crise de depressão seguindo alguns passos.
O mais recomendado é que ao presenciar uma pessoa em surto psicótico violento ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e mesmo que seja alguém próximo, evitar conter o surto, pois não se sabe a proporção do mesmo ou das suas dimensões imaginárias e falta de contato com a realidade.
A depressão unipolar pode ser um episódio único ou mais de um episódio ao longo da vida e na depressão bipolar o indivíduo apresenta episódios maníacos que se alternam com os episódios depressivos, geralmente ambos recorrentes.