Por meio da REDESIM, a inscrição estadual será solicitada em conjunto com os procedimentos de constituição da empresa no Portal Empresa Fácil, no endereço eletrônico www.empresafacil.pr.gov.br.
Sem a Inscrição Estadual, o MEI também não consegue emitir notas fiscais para outras empresas, tendo em vista que o Microempreendedor Individual não é obrigado a fazer a emissão de NFs para pessoas físicas, apenas para pessoas jurídicas.
A Inscrição Estadual também formaliza a empresa e permite que ela possa comercializar seus produtos em qualquer lugar do país. Em sua discriminação, apresenta o quanto de imposto foi gasto com cada venda, inclusive se possui valores reduzidos ou isentos.
Quais atividades obrigam a obtenção da inscrição estadual?
O SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços foi desenvolvido a partir de 1997 e implantado com a finalidade de consolidar o uso de sistemas informatizados para aprimoramento dos controles do Fisco e simplificar o fornecimento de informações aos contribuintes.
o que é um arquivo magnético ? são arquivos do tipo xml ? Boa noite, Thainá! São arquivos digitais,gerados ou gravados em CD-R, DVD-R, Pen Drive...etc.
Todos os contribuintes do ICMS que possuem SISTEMA ELETRÔNICOS DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS devem disponibilizar ao FISCO os arquivos magnéticos (SINTEGRA). O arquivo magnético de entradas e saídas (SINTEGRA) deve ser gerado pelo cliente (contribuinte) e enviado ao FISCO.
A entrega dos arquivos magnéticos é mensal. RICMS/PR, art. 407 - o contribuinte de que trata este Capítulo deverá remeter às Secretarias de Fazenda, Finanças ou Tributação das unidades federadas, até o dia quinze de cada mês, arquivo com registro fiscal das operações e prestações efetuadas no mês anterior.
O novo serviço está disponível no site www.sefaz.go.gov.br, no acesso restrito ao contabilista e para acessá-lo basta informar o número da inscrição estadual ou o CNPJ e o ano de recepção ou ano referência.
Figura 06: Programa oficial do Fisco para visualização de Notas Fiscais em arquivos do Sintegra. Uma vez validado o arquivo magnético . txt e gerado o arquivo de mídia no formato ....
- O contribuinte paranaense deverá utilizar o programa denominado "ValidaPR". - O contribuinte de outro Estado da Federação poderá utilizar o programa validador ValidaPR ou o programa Validador Sintegra e, neste caso, transmitir o arquivo pelo programa TED (Transmissão Eletrônica de Dados).
Na página inicial do programa Nova GIA, clique na opção de menu Utilitário, expanda a opção Cópia de Segurança e selecione Restaurar Cópia; 6.
A GIA SP deve ser entregue através de um programa específico, disponibilizado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo. O programa da GIA está atualmente, na sua versão 0801.