Quais as Causas da Bicheira em Cães? A bicheira é uma doença transmitida pela mosca varejeira (Cochliomyia hominivorax). Ela deposita suas larvas no tecido subcutâneo dos seus hospedeiros. Geralmente em ferimentos expostos ou feridas abertas que lhes permite entrar nos tecidos da pele.
A prevenção consiste em evitar a penetração das larvas, protegendo áreas descobertas da pele, principalmente feridas abertas, em especial nos locais onde existam muitas moscas.
Dosagem: Deve ser administrado por via subcutânea, na dose de 200 µg de ivermectina por kg de massa corporal, equivalente a 1 ml do produto para cada 50 kg de massa corporal.
O berne é ocasionado pela penetração da larva de Dermatobia hominis na pele, ocasionando uma lesão nodular com orifício central. A miíase é uma doença caracterizada pela presença de larvas de moscas no corpo de vertebrados, incluindo o homem. Essas larvas podem penetrar na pele e lesionar órgãos e tecidos.
A varejeira faz parte de uma família de moscas de cor azul ou verde-metálico, as califorídeas, cuja espécie principal é a Cochliomyia hominivorax. Ela utiliza a vítima – qualquer animal de sangue quente, incluindo o ser humano – como hospedeira de sua prole, depositando ovos onde houver alguma ferida aberta.
Para a cria das moscas se utilizaron gaiolas de armação de madeira com 1 m³ de volume e cercada por tela de 1 mm. As larvas foram alimentadas com ração comercial para aves de postura, esterco de aves e farelo de trigo, utilizando-se aquecedores de ambiente para maximizar o crescimento das mesmas.
“Para alimentar frangos, os insetos são abatidos em água fervente, secos em estufa ou micro-ondas e depois moídos. Em seguida, a farinha é misturada ao farelo de soja ou milho moído, mistura de vitaminas e minerais e disponibilizado para o consumo das aves”, conta Kimpara.