Elementos da Fonologia Sílabas – Conjunto de um ou mais fonemas que produz um som completo. Encontros Vocálicos – Agrupamento de duas ou três vogais e/ou semivogais. Encontro Consonantais – Agrupamento de duas ou mais consoantes. Dígrafos – Agrupamento de duas letras que formam o mesmo fonema.
Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.
A palavra "travesseiro" possui 11 letras e 10 fonemas. O fonema é a menor unidade sonora da língua. Uma palavra possui uma série de fonemas que, juntas, determinarão a pronúncia da mesma.
Na palavra 'fixa', a letra 'x' representa o fonema /ks/, ou seja, foneticamente, é igual a "ficsa”. Por essa razão, é uma palavra que possui 4 letras e 5 fonemas.
Chegando= 4 fonemas e 8 letras.
A palavra "Ninhada" apresenta: (a) um dígrafo e seis fonemas.
Tartaruga - t / a / r / t / a / r / u / g / a = 9 letras e 9 fonemas. Boliche - b / o / l / i / ch / e = 7 letras e 6 fonemas.
- Chuva: tem 5 letras e 4 fonemas, já que o “ch” tem um único som. - Hipopótamo: tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som. - Galinha: tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som. - Pássaro: tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som.