Como se dava a democracia na Grcia antiga? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
O que é a democracia grega?
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa "povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo"). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política.
O que é a democratização?
Democratizar significa "dar constituição democrática" a alguma coisa ou ainda "converter às doutrinas democráticas" e "tornar popular e acessível".
Quem participava da democracia na Grécia antiga?
Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.
O que é democratização exemplos?
Significado de Democratização substantivo feminino Ação de democratizar, tornar democrático, segundo os preceitos da democracia, em que o governo é decidido pelo povo. Ato de tornar acessível a todas as pessoas e classes; popularização: democratização da Internet.
O que é cidadania restrita na cultura grega?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.