As Entradas e Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas minerais, tais como ouro, prata e pedras preciosas. Objetivavam também caçar e apresar índios para escravizá-los.
Atribuiu-se o nome de Entradas, genericamente, às expedições predominantemente financiadas pela Coroa Portuguesa. ... As Entradas e as Bandeiras estão diretamente relacionadas com a escravização do índio, elemento fundamental para os planos de colonização do território brasileiro.
1- O bandeirantismo: 1.
A maioria dos Bandeirantes andava descalço, sendo que geralmente levavam como equipamento: as botas e as alpargatas, normalmente feitas de couro; coletes; armaduras e armas como as espadas, as adagas, as lanças, as facas, os punhais, os terçados, os alfanjes, os machados, as bestas de arco de madeira, os arcos e ...
Os Bandeirantes eram em sua maioria filhos de europeus nascidos no Brasil, muitos deles mestiços com descendência indígena. Eles vestiam-se com calças de algodão, chapéu grande, botas e alguns por influências dos índios andavam descalços. Protegiam-se das possíveis flechadas nas pernas e peito com couro de animais.