b) Encoste as pontas de prova do multímetro nos terminais da pilha, respeitando a polaridade. O procedimento é mostrado na figura 4. Figura 4 - Veja que neste teste o multímetro digital não é apropriado. Se a tensão estiver abaixo de 0,8 V a pilhas certamente estará esgotada.
Quem já usou pilhas recarregáveis normais (de NiMH) sabe que elas descarregam muito rápido mesmo quando não são usadas. Uma característica interessante é que, apesar de terem menos capacidade, elas duram tanto ou mais que as pilhas recarregáveis comuns quando usadas numa câmera digital por exemplo.
mAh é o resultado de uma fórmula com 2 unidades Corrente (mA) x hora tempo (h).
Somente podem ser recarregadas pilhas especificamente indicadas como “recarregáveis”. A recarga de uma pilha não-recarregável pode provocar explosão ou vazamentos, que podem causar lesões corporais.
Quando você coloca uma pilha descarregada no congelador, esses gases se congelam e um pouco mais de corrente elétrica consegue circular nessa pilha, mas esse processo não retorna carga para a sua pilha, ele somente dá uma sobrevida de alguns minutos para a pilha.
Bem, em grandes cidades muitas vezes há locais específicos destinados à coleta desse tipo de lixo. De lá eles vão para aterros sanitários próprios que reduzem os danos ao meio ambiente. Em São Paulo, por exemplo, em várias estações de metrô há uma lixeira própria para a coleta de pilhas.
Empresas, instituições, prédios públicos e espaços de grande circulação podem ajudar muito no processo de descarte consciente de lâmpadas fluorescentes. Basta instalar um coletor para lâmpadas usadas em um local de destaque e sinalizar que ali é um ponto de coleta de lâmpadas.
Esses equipamentos poluem o ambiente, além de gerar grandes impactos negativos, que prejudicam a saúde humana e a natureza. Os eletrônicos têm em sua composição o mercúrio, um metal líquido, além do chumbo e do cádmio, elementos químicos que danificam o meio ambiente.