Perda de sangue nas fezes, alteração persistente dos hábitos de funcionamento do intestino com prisão de ventre ou então diarreia, dores abdominais frequentes, sensação de que o intestino não esvazia, perda de peso e cansaço sem razão aparente.
Considera-se hábito intestinal normal no máximo três evacuações por dia e, havendo tendência à obstipação, uma evacuação em dias alternados. A frequência das evacuações respeita aspectos de ordem absolutamente pessoal e tem relação direta com a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.
As fezes são formadas por uma mistura que contém restos alimentares não absorvidos, alimentos não digeridos, bactérias, água, enzimas digestivas e bile. A presença da bile é que dá a coloração habitual do cocô, que varia de castanho claro a castanho escuro.
Acompanhe. Tipos de fezes e seus significados: – Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras. – Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.
Os sais biliares são liberados em suas fezes por seu fígado, deixando as fezes de cor marrom. Se o fígado não está produzindo bile suficiente, ou se o fluxo da bile é bloqueado, suas fezes serão pálidas. Fezes claras de vez em quando pode não ser um motivo de preocupação.
As fezes claras podem indicar hepatite, entre outras doenças a investigar. De modo geral, eliminar fezes claras sinaliza problemas relacionados ao sistema biliar, composto por órgãos como o pâncreas, o fígado, os dutos e a vesícula biliar.
Branco: as fezes de cor argila ou branca são causadas pela falta de bile nas fezes, potencialmente causada por uma obstrução do ducto biliar.
A presença de fezes amarelas é uma alteração relativamente comum, mas que pode acontecer devido a vários tipos de problemas diferentes, desde uma infecção intestinal até a uma dieta rica em gorduras.
O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.