A formação de professores está situada no entrecruzamento de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Na base da ação docente encontra-se um habitus entendido como o processo de incorporação de crenças, valores e percepções em relação ao modo de ser e estar professor.
É o processo através do qual os professores, enquanto agentes de mudança, reveem, renovam e ampliam, individual ou colectivamente, o seu compromisso com os propósitos morais do ensino, adquirem e desenvolvem, de forma crítica, juntamente com as crianças, jovens e colegas, o conhecimento, as destrezas e a inteligência ...
Investir na qualificação do professor é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala de aula. Isso porque o profissional terá o conhecimento e as condições favoráveis para elaborar, com mais esmero, um plano de aula.
De acordo com Lorenzato “um LEM pode ser inicialmente um depósito/arquivo de instrumentos, livros, materiais manipuláveis, transparências, filmes, matérias-primas, entre outros e, posteriormente, se tornar um espaço organizado com a colaboração de educandos e educadores.” (LORENZATO, 2006, p.
A atualização do professor é uma prática necessária ao exercício da atividade docente. Atualizar significa estar aprendendo sempre, conhecendo novos saberes. ... Mas é na escola que ela se destaca como a principal ferramenta docente, ativa processo ensino aprendizagem.
Como avaliar os professores?
Ter uma boa interação, estabelecer um trabalho conjunto com outros profissionais de modo integrado e relacionar o ato de educar e ensinar de maneira responsável, reconhecendo a criança como um ser inteiro, são características que o professor deve cultivar de maneira ética, respeitando os demais profissionais, os alunos ...