Essa comunicação ocorre na forma passiva, ou seja, quando ouvimos alguém falando ou lemos uma mensagem escrita – quando somos os receptores; ou na forma ativa, quando falamos ou escrevemos - quando somos o emissor da mensagem.
Comunicamos a vários níveis, através de palavras, olhares, gestos, posturas corporais. Estamos, constantemente, consciente ou inconscientemente, a comunicar, a transmitir mensagens aos que se encontram à nossa volta. No entanto, a ciência vem dizer-nos que também comunicamos através do olfacto.
QUANDO COMUNICAMOS RECORREMOS A QUE? Recorremos a LINGUAGENS, a INSTRUMENTOS e a MEIOS APROPRIADOS para o podermos fazer com eficácia. O QUE É UMA LINGUAGEM? Uma LINGUAGEM é um sistema (conjunto articulável) de SIGNOS que combinados entre si, podem produzir uma multiplicidade infinita de significados.
Comunicar é trocar mensagens com outras pessoas. É a capacidade que homens e animais têm de emitir e receber mensagens. Quando comunicamos recorremos a LINGUAGENS, a INSTRUMENTOS e a MEIOS APROPRIADOS para o podermos fazer com eficácia.
Relaciona-se diretamente à ideia de se fazer compreender. Portanto, comunicação é o processo de transferir significado de uma pessoa para a outra, na forma de ideia ou informação. Usa a cadeia de compreensão que lidar os membros de várias unidades de uma organização em níveis e áreas diferentes.
Por meio da linguagem escrita e falada é possível que o homem adquira conhecimento, troque experiências e mantenha a sua vida em sociedade. A comunicação é importante em todas as esferas de relacionamento humano, pois é através dela que um indivíduo consegue expor ao mundo quais são suas ideias e deixar a sua marca.
Por que “saber ouvir” é importante? Ser um bom ouvinte aumenta a capacidade das pessoas de atingirem seus objetivos. Isso se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. ... Bom ouvinte: se concentra genuinamente em ouvir, faz perguntas inquisitivas e retoma o foco.