Para a elaboração de uma FISPQ são exigidos conhecimentos técnicos específicos do produto, da norma ABNT:NBR e do sistema globalmente harmonizado (GHS). A FISPQ deve ser elaborada por um profissional técnico com conhecimentos exigidos.
Deve ser preenchido com a descrição do produto, podendo-se citar cor e odor. Deve ser incluída a descrição do risco subsidiário do produto, quando existir. Incompatibilidades químicas previstas na ABNT NBR 14619 devem ser expressas neste campo.
Também conhecida como FE, essa ficha é um guia de procedimentos destinado às equipes de atendimento a emergência quando da ocorrência de um acidente de transporte e deve ser elaborada segundo norma específica, a ABNT NBR 7503 de 2008.
Em caso de acidente, a Ficha de Emergência servirá como orientação ao motorista ou às equipes de socorro, informando como estes devem proceder em casos de vazamento, riscos de explosão, contato do produto químico com seres vivos e mais.
A sigla MOPP significa Movimentação de Operação de Produtos Perigosos. O curso MOPP é um treinamento realizado por motoristas de caminhão, que transportarão produtos que oferecem algum tipo de risco físico, químico ou biológico à população e ao meio ambiente.
Nesse caso, a formação é apenas uma revisão de curta duração (16 horas) sobre o transporte de produtos perigosos e atualizações do Código de Trânsito Brasileiro. Um detalhe muito importante é que a instituição de ensino, na qual o curso será realizado, deverá ser credenciada pelo DETRAN do seu estado.
Passo a passo
Curso Online de MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Realize este curso e inclua em seu currículo mais esse conhecimento Atenção: ESTE CURSO NÃO É ACEITO PELO DETRAN, por se tratar de modal...
Curso MOPP Rio de Janeiro – Onde fazer Seu contato telefônico é o (22) 2527 0028; – Campos dos Goytacazes, na Avenida Doutor Nilo Peçanha, de 614 a 822, no bairro Parque Santo Amaro; – Três Rios, fica na Rodovia BR 040, no Posto Ipirangão, no Km17, em Vila Isabel.
Em caso de extravio, inutilização ou alteração de Certificado Militar, é dever do reservista requerer a 2ª via do mesmo, diretamente na OM de onde foi licenciado (caso resida na mesma cidade) ou na Junta de Serviço Militar (JSM) do Município onde reside.