No interruptor, basta ligar o fio fase no pino do meio, e o retorno em um dos outros dois. Na tomada, o fio terra deve ficar no pino do meio, e o fase e o neutro nos pinos das pontas. Para encaixar os fios nos pinos é só passá-los por dentro e então parafusar o pino, para que o fio fique preso.
Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor.
No caso de uma substituição, retire a placa e desparafuse o interruptor/a tomada do suporte.
Segure as extremidades desencapadas dos três fios brancos juntos, deslize uma porca de fio sobre o fim, e torça até que os fios estejam bem apertados. Faça o mesmo para os fios pretos e você terá terminado de fazer a conexão. Substitua os cabos na caixa de quadrilha e o interruptor, tampe e ligue a energia novamente.
Desparafuse os fios, desconectando-os da antiga tomada. Corte a parte deles que está desencapada. Depois desencape novamente, deixando uma ponta de 1cm ou pouco menos. Agora é só conectá-los na nova tomada, apertando bem os parafusos.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede. Fazer a instalação de uma tomada é muito simples, não é mesmo? Pois basta ligar fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo de terra no pino central da tomada.
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
É muito simples tirar 110 volts de um padrão 220 volts; Na entrada da alimentação do padrão 220 volts bifásico temos um neutro como mostra o desenho acima.Se for um padrão 220 volts montado em paredes ,você deverá tirar o 110 volts da caixa de passagem instalada na parte inferior do padrão 220 volts ,se for uma ...
Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.
O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.
Pode sim desde que seja compatível com o modelo do chuveiro. Mas verifique a potência pois a maioria dos chuveiros possuem potências diferentes para 127v e 220v e principalmente é preciso readequar a fiação do chuveiro.
Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
Se a fiação já está preparada para funcionar com o chuveiro 110 volts, não há problema algum você colocar uma resistência 110 volts no chuveiro 220 volts. ... Pode se trocar a resistencia desde que a fiação e o disjuntor ser compativel com a carga que é consumida.
Qualquer aparelho elétrico consome energia de duas maneiras. Parte do gasto ocorre no próprio aparelho e esse consumo é o mesmo com 110V ou 220V. Um chuveiro, por exemplo, gasta eletricidade para esquentar a água. ... Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.
Algumas casas têm todas as tomadas com 110 volts, mas no ponto do chuveiro a voltagem é de 220.