O modo indicativo apresenta seis tempos verbais simples:
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.
Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.
Dá-se o nome de modo às várias formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em português, existem três modos: Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo: Eu sempre estudo.
Como alguém vive, jeito de viver, estilo de vida subjetivo.
Significado de tomar modos: Significa ter um comportamento mais educado.
Imperativo (1) - Modo imperativo é usado para passar instruções. O modo imperativo é empregado em situações comunicacionais em que os interlocutores expressam ordens, dão sugestões, conselhos ou instruções.
O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.
O modo imperativo negativo precisa de uma palavra negativa precedendo o verbo. No modo imperativo ajuda você na locação adverbial, as formas de 2 pessoa (do singular e plural) originam-se do presente do indicativo, sem a ultima letra s; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo ,excetuando-se o verbo ser.
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...
Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
Os verbos defectivos podem ser agrupados conforme as formas verbais que não apresentam. A defectividade verbal ocorre maioritariamente no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo. Verbos em que não se conjugam formas verbais terminadas em -a ou -o depois do radical.