Como Funcionava A Sociedade Da Grcia Antiga?

Como funcionava a sociedade da Grcia Antiga

A Grécia Antiga foi uma importante civilização que se desenvolveu às margens do mar Mediterrâneo. Sua história é marcada pelo florescimento da Filosofia em suas cidades, dentre outras coisas que influenciam até hoje o mundo e estão presentes em provas como o Enem. Leia nosso resumo sobre a Grécia Antiga e fique por dentro dos aspectos mais importantes desta sociedade.

A religião da Grécia Antiga era politeísta, ou seja, os gregos antigos adoravam vários deuses e deusas. Os deuses e deusas eram considerados responsáveis por vários aspectos da vida, como o amor, a guerra, a sabedoria e a agricultura.

Lista de exercícios

A produção intelectual grega foi muito profunda, sendo o berço de ciências como a História e a Filosofia.

A Ilíada narra a guerra realizada pelos gregos contra Troia, e a Odisseia descreve a aventura de Ulisses ao tentar regressar, depois da Guerra de Troia, à sua ilha natal de Ítaca, para se reunir à mulher e ao filho.

A literatura na Grécia Antiga incluía poesia épica, tragédias, comédias e obras filosóficas. Homero foi um dos escritores mais famosos da Grécia Antiga e é conhecido por suas obras “Ilíada” e “Odisseia”.

2 – Período Arcaico (800 a.C – 500 a.C)

2 – Período Arcaico (800 a.C – 500 a.C)

Nela, a terra era dividida entre as famílias para a produção e subsistência. As relações eram lideradas pelo pater, o patriarca, que detinha o poder político, religioso e militar.

Atenas, conhecida como o berço da democracia instituída por Clístenes (570 a.C. - 508 a.C.), foi fundada pelos Jônios e se situava na Península Ática. Sua sociedade basicamente se constituía por navegadores, comerciantes, poetas, filósofos e artistas.

A moeda com que se faziam as transações econômicas gregas era conhecida como dracma. Ela esteve em circulação até 2002, quando o Euro foi adotado na Grécia moderna.

A Influência da Grécia Antiga nos dias atuais

Cidades, como Atenas, permitiam o uso de mão-de-obra escrava pelos proprietários. No entanto, em Esparta havia um regime de servidão pública, em que os servos, conhecidos como hilotas, pertenciam à cidade.

As terras comunais ou gentílicas passam à propriedade de uma classe de proprietários territoriais, a nobreza. O desenvolvimento do comércio faz surgir uma classe de comerciantes e artesãos ricos.

Conhecido como a Era de Ouro da Grécia Antiga, esse período foi marcado não só pela ascensão do teatro, da música e da filosofia, mas também pelas guerras e batalhas decisivas, como as Guerras Médicas (ou Guerras Greco-Persas).

Videoaulas

Videoaulas

Eles se concentraram na Península do Peloponeso e conquistaram a Ilha de Creta. Assim, estabeleceram um forte intercâmbio entre a Ilha e a Grécia, formando uma sociedade denominada Creto-Micênica.

Nessa fase a Grécia possuía mais de cem cidades-estado independentes, que seguiam seus próprios regimes políticos. E entre as cidades mais eminentes, estavam: Atenas e Esparta.

Economia

Com a crise do sistema gentílico, muitas famílias tiveram de emigrar. Por meio deste fluxo migratório, diversas colônias foram estabelecidas, aumentando a extensão do mundo grego ao longo do mar Mediterrâneo.

A desagregação do sistema gentílico restabeleceu a escravidão, deu origem às cidades-estado gregas, como Corinto, Tebas, Mileto e às principais, Atenas e Esparta. 

Categories

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego.

A Grécia atual é um país europeu localizado entre os mares Mediterrâneo, Egeu e Jônico e que se limita ao norte com a Albânia, a Iugoslávia e a Bulgária e a nordeste com a Turquia.

O teatro grego também teve um grande impacto na cultura ocidental, com peças como “Édipo Rei” e “As Nuvens” sendo encenadas até hoje. A arte grega é conhecida por suas esculturas realistas e detalhadas, enquanto a literatura grega nos deu obras como a “Ilíada” e a “Odisseia”.

Como surgiu a civilização da Grécia Antiga?

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios.

Como ocorreu o surgimento da civilização grega?

Formação da Grécia O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Quais as características dos deuses da religião da Grécia Antiga?

Os deuses gregos eram divindades que estavam presentes na religião dos gregos antigos, sendo usados para explicar os fenômenos da natureza e da vida humana. Eram imortais, mais possuíam forma humana e sentimentos muito comuns aos humanos. O principal deus para os gregos antigos era Zeus, deus do raio.

Qual era a função da música na Grécia antiga?

Considerada como remédio para o corpo e para a alma, a música era tida como divina. Na mitologia, as nove filhas de Mnemosine (deusa que personificava a memória) e Zeus chamadas “musas” atestam a importância que os gregos davam à arte musical.

Quais os principais ritmos musicais da cultura grega antiga?

Podemos identificar uma série de outros ritmos e danças que compõem esse gênero, como o nisiotiko, o syrtos, o hasapiko, o kalamantiano, o zeimbekiko, o syrtaki e o tsifteteli. Boa parte delas é embalada pelo som característico do bouzouki.

Como surgiu a civilização grega antiga?

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.