O conjunto volante-eixo do motor funciona como um cubo, no qual é colocado um rolamento para apoiar o eixo de saída da embreagem, que vai para a transmissão. Assim, ambos os eixos permanecem alinhados e podem trabalhar em rotações diferentes quando a embreagem não está transmitindo torque.
Portanto, os elementos de máquinas são partes mecânicas básicas e componentes empregados na fabricação da maioria das máquinas. Geralmente são padronizados em tamanhos comuns, porém é comum encontrar customizações para determinadas aplicações especiais.
Os elementos de máquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos de máquinas existentes, podemos citar alguns: ➢ Elementos de Fxação: • Parafusos -Porcas -Arruelas; • Rebites; • Pinos e cavilhas; • Chavetas -Estrias; • Anéis elásticos • Contrapinos, etc; • Solda.
Elementos Rolantes De rolos - Os corpos rolantes são formados de cilindros, rolos cônicos ou barriletes. Esses rolamentos suportam cargas maiores e devem ser usados em velocidades menores.
Os elementos de transmissão mecânica são peças que possibilitam a transmissão de potência, torque e rotação para uma máquina acionada em uma operação industrial. Os principais elementos são: acoplamentos, redutores e motoredutores, correias, engrenagens, cabos de aço, polias, correntes, eixos e rolamentos.
Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó).
As gaxetas normalmente têm o formato de um anel que é montado sobre o eixo que precisa receber a vedação. No entanto, os tipos de gaxeta se diferenciam de acordo com a forma do perfil que forma esse anel....De forma semelhante, temos os principais tipos de gaxeta que são:
Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel usualmente de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos e/ou pneumáticos. É denominada de vedador automático por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do embolo.
vedar a passagem de um fluxo de fluido de um local para outro, de forma total ou parcial. Os materiais usados na fabricação de gaxetas são: algodão, asbesto (amianto), náilon, teflon, borracha, alumínio, latão e cobre. A esses materiais são aglutinados outros, tais como: óleo, sebo, graxa, silicone,grafite, mica etc.
A função da gaxeta é vedar automaticamente com sua própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste do embolo; ela apresenta excelente desempenho e desgaste mínimo, pelo fato da pressão sobres os lábios ser proporcional à pressão do fluido.
Um anel O (O-ring) é um tipo de junta ou gaxeta mecânica cuja seção é circular (toroidal), projetado para assentamento em uma ranhura e comprimido durante a montagem entre duas ou mais partes, criando uma selagem na interface. Anel O é, provavelmente, o mais versátil dispositivo de vedação conhecido.
As gaxetas são feitas com materiais parecidos com cordas, barbantes, e pode ser dobrada o amassada, que isso não interfere no seu funcionamento. Já os retentores são mais criteriosos, se forem amassados ou dobrados perdem a sua função, estes são elementos feitos com elastômeros reforçados com metal.
Para ter noção sobre o tamanho da gaxeta é importante determinar o tamanho da bitola (ou grossura de um cabo). Esse procedimento é bem simples: é necessário a medida do diâmetro interno do alojamento onde as gaxetas trabalharão (DA) e o diâmetro do eixo ou luva (DE).
Para medir o diâmetro externo das peças, utilize o paquímetro conforme a figura acima insira as orelhas do paquímetro na parte interna do alojamento sem exercer pressão e faça a leitura da medida no visor do paquímetro. Para medir a altura das peças, utilize o paquímetro conforme a figura acima.
Encontre o diâmetro interno do Anel Oring através da medição da distancia entre as arestas interiores mais distantes ou multiplique a espessura do anel por dois. Em seguida, subtraia este número a partir do diâmetro externo. O resultado será o diâmetro interno do anel de vedação.
A melhor maneira de dimensionar um o-ring é medindo o CS (seção transversal) e o ID (diâmetro interno). Para medir a seção transversal, é melhor usar um calibrador, também conhecido como micrômetro.
Através da pressão, o anel O-Ring é pressionado contra o lado oposto à pres- são. Para evitar que o O-Ring seja pressionado na folga de vedação, esta deve apresentar o tamanho menor possível. Uma folga de vedação excessivamente grande pode levar à destruição do O-Ring por extrusão.
Limitações no uso de O'Ring Existem certas limitações de uso, entre elas a alta temperatura, atrito em alta velocidade, furos de admissão de óleo dos cilindros sobre os quais o vedante deva passar e folgas muito grandes.