Como escrever uma Reportagem Jornalística:
O corpo do trabalho ou desenvolvimento é a parte mais importante do trabalho e aquela que o professor analisará com mais rigor na sua avaliação. É também a sua parte mais extensa, ocupando cerca de 70% do total.
No estudo da tipografia, temos a hierarquia do texto, que trata-se justamente de um guia lógico e visual, que possibilita organizar os vários níveis que normalmente acompanham o corpo de um texto. A hierarquia indica diferentes graus de importância pelo emprego de diferentes tamanhos de tipos e de estilos tipográficos.
HIERARQUIA: Organiza o conteúdo para auxiliar o leitor a navegar pelas informações e identificar os diferentes conteúdos a partir de variações tipográficas de peso, estilo, tamanho ou família tipográfica.
Hierarquia Visual é um método utilizado para organizar o conteúdo da sua interface para conseguir comunicar o usuário, prender sua atenção e, eventualmente, direciona-lo para alguma interação desejada.
A hierarquia visual é um dos princípios chave do design. Seja criando peças impressas ou digitais você terá de lidar com o conteúdo e este precisa estar bem organizado no layout. ... A hierarquia visual é a organização e priorização do conteúdo com o intuito de comunicar bem a mensagem ao público.
Significado de Hierarquia Qualquer classificação que tenha como base as relações entre superiores e dependentes. [Figurado] Qualquer classificação por ordem; escala: hierarquia de valores.
O contraste é um dos princípios e fundamentos do design gráfico. Todo layout precisa guiar o olhar do espectador pelos elementos visuais que são apresentados. ... O contraste pode ser trabalhado através do tamanho, das cores, texturas, claro e escuro, espessura de linhas, peso da letra (bold x light) e muitas outras.
Contraste de escala É o produzido pelo uso de elementos a diferentes escalas das normais ou de proporções irreais, conseguindo-se o contraste por negação da percepção aprendida.
Contraste é a diferença de luminância ou cor que torna um objeto (ou sua representação em uma imagem ou tela) distinguível. Na percepção visual do mundo real, o contraste é determinado pela diferença na cor e no brilho do objeto e de outros objetos dentro do mesmo campo de visão.
Quando o assunto é Semiótica, é comum associar essa palavra à conhecimentos teóricos, monótonos e tediosos. Para recapitular, a Semiótica (do grego “semeion”, que significa signo) é uma ciência que estuda os signos e todos os fenômenos culturais como sistemas de significação. ...
O que é Semiótica: Desta forma, estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor. Os objetos de estudo da semiótica são extremamente amplos, consistindo em qualquer tipo de signo social, por exemplo, seja no âmbito das artes visuais, música, cinema, fotografia, gestos, religião, moda, etc.
Semiótica é um termo que vem do grego: semeion que significa signo, e otica que significa Ciência. A semiótica, então, é o estudo dos signos.
A Semiótica estuda todos os tipos possíveis de signos (a linguagem verbal e não-verbal), configurando-se como uma ciência que abarca todas as linguagens, com enfoque interdisciplinar, abrangendo uma área de estudo muito vasta e complexa, visto que estuda a realidade cultural, o contexto.
Abrangendo as linguagens verbais e não verbais, a semiótica evidencia a parte psicológica compreendida em diversas situações do nosso dia a dia, especialmente pelo conhecimento empírico que temos. De maneira geral, essa técnica busca entender o que cada objeto significa materialmente e emocionalmente em nossas vidas.
"Mas afinal, para que serve a Semiótica? Serve para estabelecer as ligações entre um código e outro código, entre uma linguagem e outra linguagem. ... A análise semiótica ajuda a compreender mais claramente por que a arte pode, eventualmente, ser um discurso do poder, mas nunca um discurso para o poder.
“O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere ...
Para Santaella (1983), a Semiótica pode ser entendida como a ciência de todas as linguagens possíveis, pois, diferentemente da Linguística, que se dedica ao estudo do sistema sígnico da linguagem verbal, a Semiótica considera qualquer fenômeno como um sistema sígnico de produção de sentido.
A análise semiótica peirceana tem como objetivo compreender os modos de significação, denotação e informação dos sistemas sígnicos, como eles podem ser usados e que efeitos podem provocar nos receptores.
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. ... “A linguística é o estudo científico da linguagem humana.