EQST

Como Diagnosticar Doença Trofoblastica Gestacional?

Como diagnosticar doença Trofoblastica gestacional?

Análises de sangue e de urina podem ser realizadas para ajudar a diagnosticar a doença. As células trofoblásticas da placenta normal e a da doença trofoblástica gestacional produzem o hormônio gonadotrofina coriônica humana (GCH), que é vital na gravidez. A GCH é liberada no sangue, e parte dela é excretada na urina.

O que é doença Trofoblástica gestacional?

Doença trofoblástica gestacional é um grupo de tumores raros que envolvem o crescimento anormal de células no interior do útero.

O que causa a doença Trofoblastica gestacional?

As DTGs vilosas são o resultado de uma gestação aberrante com o cariótipo anormal devido a uma fertilização incorreta, que vai ocasionar a proliferação anormal do trofoblasto. Assim, podem formar os anexos embrionários atípicos e não formar o feto, ou formar um feto anômalo.

O que é o tecido Trofoblástico?

Trofoblasto são as células periféricas do blastocisto, que ligam o zigoto (óvulo fertilizado) à parede uterina e se tornam a placenta e as membranas que nutrem e protegem o organismo em desenvolvimento. A camada celular interna é o citotrofoblasto e a camada externa é o trofoblasto.

Quais os sintomas da gravidez molar?

Os sintomas da gravidez molar podem ser semelhantes aos de uma gravidez normal, como atraso menstrual, mas após a 6ª semana de gestação pode haver:
  1. Aumento exagerado do útero;
  2. Sangramento vaginal de coloração vermelho vivo ou marrom escuro;
  3. Vômitos intensos;
  4. Pressão alta;
  5. Dor abdominal e nas costas.

O que é a doença mola?

A mola hidatiforme é uma doença trofoblástica gestacional benigna que se desenvolve durante uma gravidez que resulta de fertilização anormal caracterizada por proliferação trofoblástica fazendo com que o desenvolvimento normal do embrião seja impossível. A gravidez molar pode ser completa ou parcial.

O que é reação trofoblástica normal?

A doença trofoblástica gestacional é a proliferação de tecido trofoblástico em gestantes ou em mulheres que tenham passado recentemente por uma gestação. As manifestações podem incluir aumento excessivo do útero, vômitos, sangramento vaginal e pré-eclâmpsia, em especial durante o início da gestação.

Qual o diagnóstico da mola hidatiforme?

A mola hidatiforme é uma doença infrequente e ocorre em duas ou três de cada 1000 gestações. O diagnóstico pode ser feito por ultrassonografia durante a gravidez ou no exame de material eliminado durante um aborto. Há duas modalidades de mola hidatiforme: mola completa e mola parcial.

O que é o Citotrofoblasto?

O citotrofoblasto constitui a camada mais interna de células (mononucleadas). Dele se deriva o sinciciotrofoblasto (camada mais externa de células), através da perda das membranas intercelulares. O sinciciotrofoblasto forma então um infiltrado de células no endométrio.

Para que serve o Citotrofoblasto?

Ouça este artigo: O trofoblasto é o conjunto de células que envolvem o embrião, na fase de blástula, responsável por erodir o endométrio do útero na implantação e originar a placenta. No início da implantação e formação da placenta, fornece rota para a nutrição entre o endométrio materno e o embrião.

Quais os riscos da gravidez molar?

A mola hidatiforme, também conhecida por gravidez molar, é uma das várias patologias que podem levar à interrupção da gestação. Além de causar aborto, a doença pode evoluir para tumor trofoblástico gestacional, uma forma maligna que, se não tratada correta e precocemente, pode colocar a vida da mãe em risco.

Como se dá a mola hidatiforme?

Esta doença resulta de uma fertilização anormal de um óvulo vazio, por um ou dois espermatozoides ou de um óvulo normal por 2 espermatozoides, dando-se a multiplicação desses cromossomas que origem a uma célula anormal, que se vai multiplicar.

Como surge a mola hidatiforme?

Uma mola hidatiforme parcial resulta quando dois espermatozoides fertilizam um óvulo normal, ao mesmo tempo. O óvulo fertilizado contém três conjuntos de cromossomos (69 no total), em vez dos habituais 23 pares (46 no total).

Como saber se estou curada da mola hidatiforme?

Para que o médico assistente possa afirmar que a mulher apresenta sinais de cura clínica, deverá ser identificada, primeiramente, melhora do estado geral, ou seja, a prostração e o abatimento característicos dos primeiros dias após o diagnóstico, de nítida influência psicológica, deverão ir sendo substituídos ...

Tem algum tipo de doença que pode ser confundido com gravidez?

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.