É necessário que o promitente comprador tenha direito real sobre o imóvel, devendo registrar o contrato de promessa de compra e venda em cartório. Desse modo, garantindo a obrigação futura de que seja transferida a propriedade do bem imóvel ao promitente comprador, mediante pagamento integral do valor da coisa.
3 Qual a diferença entre os dois? Após a explicação sobre os dois contratos podemos notar que a diferença está no fato do compromisso de compra e venda não caber arrependimento. ... Já a promessa de compra e venda não é passível de criar tal direito real, conforme dispõe o artigo 1.
Contrato de promessa de compra e venda de imóveis deve ser registrado em Cartório de Registro de Imóveis. ... Por fim, alega que jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconhece a validade dos contratos de promessa de compra e venda não registrados, conferindo, inclusive, legitimidade para opor embargos...
Em linguagem simples, o compromisso de compra e venda (ou promessa de compra e venda) é uma espécie de contrato preliminar. À título de exemplo, o vendedor do imóvel promete outorgar a escritura definitiva do imóvel, após receber o pagamento integral do bem.
Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.
NOTA INICIAL: O caso mais comum de cessão de direitos dessa natureza ocorre quando a pessoa que comprou o imóvel na planta, mediante uma promessa ou compromisso de compra venda, mas ainda obteve a escritura definitiva, “vende” a outro os direitos relativos ao imóvel em questão.
O processo pode ser feito diretamente no Cartório de Registro de Imóveis. Outra possibilidade é oficializar o contrato por meio da Escritura Pública de Compra e Venda, no Cartório de Notas e, posteriormente, registrá-lo no Cartório de Imóveis.
1) Documentos Com Valor Declarado