Desligue a energia Comprado o novo chuveiro, é preciso retirar o antigo. Antes de qualquer movimento, é imprescindível desligar a energia elétrica alternando o disjuntor do banheiro. Em instalações mais modernas, é possível encontrar uma pequena tomada ao lado do chuveiro e, neste caso, é ela quem deve ser desligada.
Mas há, sim, formas de fazer com que ele seja utilizado de maneira mais econômica. Aqui vão algumas dicas: – Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime.
Amigo, o defeito é nos contatos do mesmo, veja bem por que isso acontece: No chuveiro a uma borracha chamada diafragma, esta por sua vez, ao ligar o chuveiro uma pressão interna faz com que esta borracha suba e faz se aproximar os contatos do chuveiro aos contatos de energia.
Cabo de energia incompatível Dependendo do dimensionamento do cabo fio que conecta o chuveiro à rede elétrica, esse pode ser o motivo do chuveiro queimando direto e, a propósito, é comum até mesmo que o fio aqueça a ponto de derreter.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Algumas marcas comerciais de chuveiros e torneiras elétricas já possuem um redutor de pressão interno, que deve ser utilizado apenas quando a altura da caixa d'água até a entrada do chuveiro for superior a 8 metros (8mca).
Funciona da seguinte maneira: quando a pressão da água da rede pública for maior que a pressão interna da caixa d'água, automaticamente o êmbolo bloqueará a utilização de água da caixa e o fluxo de água será diretamente da rede.
Instale um redutor para aumentar a pressão do chuveiro Trata-se de uma peça de pequeno tamanho instalada na saída da água do chuveiro e é utilizada para diminuir a vazão de água. Sua principal função é permitir uma economia hídrica e evitar que o excesso de pressão prejudique o funcionamento do produto.
Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.
Há três razões basicamente para o chuveiro não ligar: falta de energia elétrica, defeito ou a quantidade de água é insuficiente para ativá-lo. Falta de energia elétrica: Deve-se verificar se há corrente elétrica chegando até o chuveiro, pois esta é a causa primária.