EQST

Como Declarar Esplio No Imposto De Renda 2020?

Como declarar Esplio no Imposto de Renda 2020? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como declarar Espólio no Imposto de Renda 2020?

Se a decisão judicial sobre o inventário saiu ou se a escritura pública da partilha foi lavrada em 2020, você deve enviar a declaração final do espólio no Imposto de Renda. Para preenchê-la no programa, acesse a declaração final de espólio com o inventário em mãos e informe o nome e o CPF do falecido.

Como fazer ir de espólio?

Para enviar a declaração de espólio, na ficha “Identificação do Contribuinte”, o campo “Ocupação Principal” – “Natureza da Ocupação” deve ser preenchido com o código 81 (Espólio). "É a mesma declaração, a única diferença é o campo de espólio", explica o advogado.

Quem faleceu em 2020 precisa declarar Imposto de Renda?

A declaração inicial de espólio, no entanto, só deve ser apresentada para quem faleceu no ano de 2020. Se o óbito ocorreu neste ano de 2021, a declaração deve ser entregue da mesma forma dos contribuintes vivos. Afinal, o IRPF 2021 diz respeito ao ano-base 2020, quando o contribuinte ainda estava vivo.

Como conseguir declaração de Imposto de Renda de falecido?

Declaração de espólio deve ser feita a partir de 2022 Uma pessoa da família será o inventariante, ou seja, ficará responsável pelo acompanhamento do processo e pelo preenchimento das declarações de Imposto de Renda em nome do espólio, que é o conjunto dos bens da pessoa que morreu.

Quando se faz a declaração de espólio?

Declaração Inicial de Espólio: é feita no ano seguinte ao falecimento do contribuinte. Portanto, se o falecimento aconteceu em 2020, a declaração inicial em nome do espólio deve ser feita agora, no IR 2021.