Desde então, o empreendedor não precisa mais apresentar a certidão negativa para concluir a baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), basta solicitar à Junta Comercial. No Distrito Federal, o empresário pode dar baixa pelo portal Empresa Simples.
Como consultar o NIRE de uma empresa pelo CNPJ? Como o NIRE é um número de registro mantido pela junta comercial de cada estado brasileiro, para consultar o NIRE de um CNPJ é necessário você entrar no site da junta comercial do seu estado e procurar a opção para gerar a Certidão Simplificada.
Acessar o Portal de Serviços da Jucemg, clicar em Serviços Web e fazer a solicitação.
O serviço é disponibilizado por meio dos sites www.serasaconsumidor.com.br e www.consumidorblindado.com.br. Depois de fazer um cadastro e pagar pela consulta, o cliente fornece o CNPJ da empresa que ele quer pesquisar e recebe as informações, divididas em blocos.
A Declaração Anual de Faturamento deve ser proporcional à atuação da empresa durante o referente ano. Se o negócio abriu no mês de agosto, por exemplo, ela deve fazer essa declaração de cinco meses, de agosto até dezembro. Ela pode ser feita gratuitamente pelo Portal do Empreendedor no site da Receita Federal.
Significa que o pedido está aguardando a emissão da nota fiscal para seguir para entrega. O faturamento geralmente ocorre próximo a data de coleta pela transportadora ou saída do centro de distribuição. É importante sempre observar o prazo previsto para entrega do seu pedido.
“Faturamento” pode ser sales; revenues; billings.
Essa técnica permite saber quanto foi seu lucro no último mês ou nos últimos 6 meses, por exemplo. Consequentemente, pode revelar o futuro do negócio e mostrar se ele está crescendo ou se está tendo prejuízos. Se você quer entender como fazer a apuração do resultado do exercício, acompanhe este post.
É importante entender que o valor do limite de faturamento MEI nada mais é do que o valor total de tudo que você recebeu no ano, sem subtrair todos os custos e despesas que você teve no negócio, independentemente se o negócio esta lucrando ou não.
Faturamento líquido das atividades: é o resultado obtido depois que a receita total é reduzida por tributos e possíveis deduções. (-) Custos: as despesas necessárias aos serviços prestados e vendas feitas, como a compra de mercadoria e o gasto com materiais.
O ano fiscal, também conhecido como exercício fiscal é o período dividido em 4 trimestres, subdivisão necessária para computar as oscilações de desempenho, fluxo de pagamentos, cumprimento de obrigações, etc.
1° de janeiro
Em geral, o exercício possui a duração de um ano civil (365 dias) ou ano comercial (360 dias). Mas o exercício societário pode durar mais ou menos do que um ano: dependendo do ciclo operacional empresarial ou fatores excepcionais como encerramento das atividades.
LEI No 810, DE 6 DE SETEMBRO DE 1949. Define o ano civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Considera-se ano o período de doze meses contado do dia do início ao dia e mês correspondentes do ano seguinte.
O "ano civil" é modificado a cada quatro anos, acrescentando-se um dia a mais no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias, com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com o movimento de translação da terra, passando o ano civil a ter 366 dias, e sendo denominado de ano bissexto.
O ano civil é o ano comum, com 365 dias, já o ano comercial possui apenas 360 dias. O mês comercial também é menor em alguns meses, sendo considerado sempre apenas 30 dias, mesmo nos meses civis de 31 dias.
Ano sideral: O período que a Terra completa a volta em torno do Sol. Ano civil: O período de 12 meses que corresponde a 365 dias do ano. O período é o mesmo, mas é a referência que muda. Um diz respeito à terra e o sol, outro sobre a contagem do tempo.
Resposta. Resposta: O ano sidéreo ou ano sideral é o tempo entre dois passos consecutivos da Terra por um mesmo ponto de sua órbita, tomando como referência as estrelas. Geralmente usado pelos astrónomos, sua duração é de dias siderais.
Chama-se ano comercial o período de tempo em que se considera que o ano tem 360 dias e cada um dos meses 30 dias, indistintamente. É utilizado na contabilidade e também na matemática financeira com o objetivo de simplificar os cálculos com datas.
Observação: Para os cálculos em dias úteis, são considerados 21 dias úteis/mês e 252 dias úteis/ano.