Como comprovar tempo de contribuiço rural? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Veja a lista de documentos para comprovar o trabalho rural:
Contrato individual de trabalho ou CTPS;
Registro de imóvel rural;
Comprovante de cadastro do INCRA;
Notas fiscais de entrada de mercadorias;
Bloco de notas do produtor rural;
Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
Mais itens...•30 de jun. de 2021
Qual a idade mínima para um trabalhador rural se aposentar?
Os trabalhadores que comprovam o exercício da atividade rural, pescador artesanal e indígena também tem direito, de forma individual ou com auxílio da família, por 15 anos (180 meses), além da idade mínima (55 anos para mulher e 60 para homem), possuem este direito.
Quais são as novas regras para aposentadoria rural?
Como fica a aposentadoria do trabalhador rural após a Reforma da Previdência? Ela, felizmente, não mudou. O trabalhador do campo continuará com sua redução de 5 anos na idade para poder se aposentar. Portanto, continua em 15 anos de serviço com 55 anos de idade as mulheres e 60 os homens.
Pode somar tempo de serviço rural com urbano?
Segundo a Lei 11.718/08 e a Lei 8.213/91, é possível somar os requisitos da aposentadoria por idade rural e urbana. Desde junho de 2008 tem sido permitida a soma de períodos de trabalho e/ou de contribuições em categorias de segurado diferentes, para que seja completado o tempo mínimo.
Como comprovar trabalho na infância para aposentadoria?
A forma de comprovação desse período de trabalho rural exercido pelo menor pode ser feita através de testemunhas ou de documentos que atestam que ele estava, de fato, realizando atividades rurais.
O que muda para o trabalhador rural com a reforma da Previdência?
Os trabalhadores do campo em regime de economia familiar ou individual, como pescadores artesanais, garimpeiros ou pequenos produtores, podem obter a aposentadoria por idade rural, regulada pelo artigo 48 da Lei 8.213/91. ... Assim, para se aposentar, o produtor rural precisaria contribuir por, pelo menos, 20 anos.
Como averbar tempo no meu INSS?
Para ter esse período reconhecido pelo INSS, o empregado não precisa pagar mais nada por isso, basta comprovar que trabalhou para a empresa através de documentos como o registro na carteira de trabalho, contracheque, testemunhas, contrato de trabalho, dentre outros documentos que possam comprovar o vínculo empregatício ...