Como calcular o INSS de profissional liberal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O profissional liberal deverá pagar 20% do valor do seu salário mínimo, caso opte por manter a aposentadoria por tempo de contribuição. Se, por algum motivo, não desejar receber a aposentadoria por tempo de contribuição, você fica sujeito ao pagamento de 11% sobre o valor do seu salário mínimo para o INSS.
Como contribuir para o INSS como profissional liberal?
Como pagar o INSS sendo profissional liberal?
1 – Inscrição no PIS (Programa de Integração Social) ...
2 – Escolha a categoria de contribuição. ...
3 – Preencher a Guia da Previdência Social (GPS) ...
4 – Pagamento da GPS em banco, lotérica ou online.
26 de abr. de 2021
Qual o código do INSS para profissional liberal?
Código de recolhimento da GPS 1163.
Como se dá a base de cálculo para profissionais liberais?
Assim, o recolhimento da contribuição sindical do profissional liberal empregado deve ter por base o cálculo previsto no inciso I do art. 580 da CLT, que consiste no valor de um dia da remuneração percebida na empresa, mesmo que o profissional utilize a faculdade, prevista no art.
Quanto paga um contribuinte individual?
A obrigação do contribuinte individual é efetuar o recolhimento de 20% de sua remuneração mensal até o limite do teto da previdência social. Então, se sua remuneração exceder o teto, não é necessário continuar contribuindo.
Como advogado pode pagar INSS?
O advogado autônomo, é considerado contribuinte individual e, portanto, deve pagar a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. ... “A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de 20% (vinte por cento) sobre o respectivo salário de contribuição”.
Qual o código de pagamento do INSS para advogado?
Contribuinte facultativo O código 1473 também é destinado a essa categoria, mas o valor arrecadado é de 11% referente ao salário mínimo, o que garante o direito de aposentar apenas por idade e os demais auxílios e pensões do INSS.