A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.
1023 átomos (número de Avogadro), podemos simplesmente dividir a massa molar da substância pela constante de Avogadro para descobrir a massa em gramas de um átomo de qualquer elemento químico.
A massa molar de um elemento ou molécula é igual a massa em gramas de 1 mol desse elemento ou molécula. 1 mol de alguma coisa é igual a 6,02 × (10^ 23) unidades elementares dessa coisa. Exemplo: um mol de água é igual a 6,02 × 10^23 moléculas de água. A massa de 1 mol de água é exatamente igual a 18g.
As massas molares dessas entidades (átomos e moléculas) são sempre numericamente iguais à massa delas em unidades de massa atômica (u). Por exemplo, se a massa atômica do átomo de hidrogênio é de 1u, a massa molar do hidrogênio será 1 g. mol-1 (grama por mol).
MOL é a quantidade de substancias que contem 6,02.
Mol é uma unidade de medida - muito usada na Química - que indica quantidade de matéria. Assim, podemos usar mol como uma maneira de agrupar quantidades, tal como fazemos no nosso cotidiano com palavra dúzia.
A constante de Avogadro é igual a 6,022 . 1023 e corresponde ao número de entidades (átomos, moléculas, íons etc.) existente em 1 mol de substância. Conforme explicado no texto Mol, os cientistas procuravam por uma unidade que abrangesse um conjunto com um número imenso de moléculas, cuja massa pudesse ser medida.
Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald.
Experimentalmente, esta constante pode ser obtida através de métodos como eletrólise, emissões radioativas, raios X, entre outros. Através da eletrólise e de alguns conceitos como corrente elétrica, carga do elétron e massa molar, podemos determinar a constante de Avogadro experimentalmente.
A Hipótese de Avogadro, proposta em 1811 por Amedeo Avogadro, diz que: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas). Essa lei está relacionada ao volume molar de gases. ... A mesma quantidade = 6,02 x 1023 moléculas.
A constante de Avogadro pode ser determinada pela eletrólise da água, vejamos um exemplo para ilustrar essa fundamentação. Por definição, a constante de Avogadro expressa que um peso de um mol, ou um grama de uma determinada substância contém uma quantidade de N partículas.
O volume molar corresponde ao volume ocupado por qualquer gás nas CNTP, que é igual a 22,4 L. ... Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L.