EQST

Uma Despesa Extraorçamentria?

É uma despesa extraorçamentária?

Termo: Despesa Extraorçamentária Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.

É um exemplo de receita extraorçamentária?

São exemplos de receitas extraorçamentárias os recursos financeiros que adentram nos cofres públicos a título de fiança, caução, depósitos para garantia, etc. ... a)Retenção na fonte: será considerada receita extraorçamentária se a retenção for realizada pelo ente que não ficará com os recursos para si.

O que é despesa extra orçamentária?

Constituem despesas extraorçamentárias os pagamentos que não dependem de autorização legislativa, ou seja, não integram o orçamento público. Resumem-se à devolução de valores arrecadados sob título de receitas extraorçamentárias.

Quais são as receitas Extra-orçamentárias?

Exemplos de Receitas Extraorçamentárias:
  • Depósitos em Caução;
  • Fianças;
  • Inscrição em Restos a Pagar.
  • Operações de Crédito por ARO;
  • Emissão de moeda; e.
  • Outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.
1 de out. de 2020

São exemplos de ingressos e dispêndios Extraorçamentários?

EXEMPLOS DE RECEITAS E DESPESAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS Exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária – ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

O que são ingressos Extraorçamentários Cite 03 três exemplos?

Receitas extraorçamentárias são aquelas que não fazem parte do orçamento público. Como exemplos temos as cauções, fianças, depósitos para garantia, consignações em folha de pagamento, retenções na fonte, salários não reclamados, operações de crédito por antecipação de receita (ARO) e outras operações assemelhadas.

É um exemplo de despesa extraorçamentária?

Existem outros exemplos de Despesas Extra-orçamentárias como: - Devolução de caução; - Pagamento de Restos a Pagar; - Pagamento de Débito de Tesouraria; e - Recolhimento de Contribuição Sindical.

São exemplos de ingressos Extraorçamentários?

III- São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e a emissão de moeda.

Qual o conceito de receita orçamentária?

Receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício, constituem elemento novo para o patrimônio público e aumentam-lhe o saldo financeiro. São fonte de recursos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas.

O que é uma receita orçamentária?

Receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício, constituem elemento novo para o patrimônio público e aumentam-lhe o saldo financeiro. São fonte de recursos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas.

O que são receitas originárias e derivadas?

a) Receitas públicas originárias: também chamadas de receitas não tributárias, são as que decorrem da exploração do bem público. ... b) Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular.

São exemplos de dispêndios Extraorçamentários?

Exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária – ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

O que são as despesas de capital?

Termo: Despesa de Capital Gastos para a produção ou geração de novos bens ou serviços que integrarão o patrimônio público, ou seja, que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.

O que é despesa fixada?

A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo.

São exemplos de ingressos Extraorçamentários a impostos taxas e contribuições de melhoria?

São exemplos de ingressos extraorçamentários:
  • impostos, taxas e contribuições de melhoria.
  • receitas agropecuária, industrial e de serviços financeiros.
  • transferências de instituições privadas, do exterior e de pessoas físicas.
Mais itens...

Qual o conceito de receita pública?

A receita pública é a entrada de dinheiro nos cofres públicos de forma definitiva, incondicional e que acresça um elemento positivo no patrimônio do Estado.

O que é uma receita patrimonial?

Os bens da União pertencem a todos os brasileiros. Os recursos arrecadados dessa forma são conhecidos como “receitas patrimoniais”. ... Tais receitas não são tributos, mas sim contraprestações devidas pelos particulares pelo uso privilegiado de bens que são de todos.

O que são receitas orçamentárias efetivas?

A receita orçamentária efetiva: É aquela que causa modificação da situação líquida patrimonial. A receita orçamentária não efetiva: São aquelas receitas orçamentárias decorrentes de fatos permutativos, ou seja, não alteram a situação líquida patrimonial.

O que é uma receita pública?

A receita pública é a entrada de dinheiro nos cofres públicos de forma definitiva, incondicional e que acresça um elemento positivo no patrimônio do Estado. É, portanto, espécie do gênero entrada, por possuir características que lhe são peculiares.

Quais são as receitas derivadas?

2) receitas derivadas (compulsórias ou de direito público): decorrem do patrimônio do particular. Exemplos: tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições sociais) e multas.