Resposta. Resposta: Linguagem informal, porque ela possui gírias e alterações linguísticas fora do padrão supostamente correto pela gramática original.
Resposta: A variedade linguística empregada nas reportagens costuma ser a variedade padrão, ou norma culta. Isso acontece porque uma reportagem de jornal ou revista deve ser lida pelo máximo de pessoas possíveis. Então, a linguagem usada deve ser compreendida por todos, independente da condição social ou regional.
As variações de linguagem se tratam das variantes que são criadas pelos falantes....Palavras consideradas variação de linguagem:
Essa capacidade de “falar diferente” é chamada de adequação linguística. ... A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento.
Adequação linguística é importante para que o ouvinte receba e compreenda a informação e para que a mensagem seja organizada antes de ser compartilhada. ... A adequação linguística se trata da habilidade que nós, os falantes, possuímos de nos adaptar a linguagem a ser usada de acordo com a necessidade do momento.
substantivo feminino Característica ou particularidade do que é inadequado; escassez ou falta de adequação; sem adequação. Etimologia (origem da palavra inadequação).
Adequação discursiva é não dar os parabéns a um amigo que perdeu um familiar. Adequação discursiva é não usar vocabulário característico de um grupo de jovens («Tá bem, meu», etc.), quando se fala com um superior hierárquico, etc., etc., etc.
Competência linguística é um termo que denomina a capacidade do usuário da língua de produzir e entender um número infinito de sequências linguísticas significativas, que são denominadas sentenças, frases ou enunciados, a partir de um número finito de regras e estruturas.
f) Que operações linguísticas você considerou necessárias para a adaptação à modalidade escrita e ao registro formal? Resposta pessoal.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A língua coloquial, por ser descontraída, relaciona-se com a fala (língua oral), enquanto a culta, com a escrita.