EQST

Que Tipo De Governo Plato Defendia?

Que tipo de governo Platão defendia?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

Qual a relação para Platão entre filosofia e política?

O nexo íntimo entre filosofia e política não está presente apenas nos passos onde se fala do filósofo-rei ou do governante ideal. É algo que, de um modo ou de outro, perpassa toda a obra platónica perguntando inces- santemente pela articulação entre justiça e poder no horizonte da interro- gação socrática.

Como deve ser a ordem política para Platão?

Para Platão, toda virtude é conhecimento. ... Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

O que Platão pensava sobre a existência de Deus?

Suprema bondade - Deus é a bondade infinita. Quanto mais perfeito é um ser tanto mais é desejável, Deus é o mais desejável dos seres é o Bem Supremo; Sabedoria - é mais que sábio, é a própria Sabedoria ilimitada; Santidade - é infinitamente santo e belo e fonte de toda a beleza e santidade.

Qual foi a contribuição de Platão para a educação?

O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. ... Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

Qual foi a contribuição de Platão para a filosofia?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. ... Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.

Quais as formas de governo defendida por Aristóteles?

Concluímos que Aristóteles elenca três formas de governos puras, a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Constitucional (Democracia). Disserta também sobre as três formas corrompidas, a Tirania, a Oligarquia e Democracia (Demagogia).

Qual a principal diferença na filosofia política de Platão e Aristóteles?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Em que obra Platão desenvolve a sua filosofia política?

A República – livro I: nesse diálogo, que é concluído posteriormente, Platão começa a falar sobre o seu modelo ideal de política e gestão da cidade.

Quais as etapas da educação segundo Platão?

Terceiro Período: dos 13 aos 16 anos, período de educação musical; Quarto Período: dos 17 aos 20, período de educação militar; Quinto Período: dos 21 em diante, apenas os selecionados devem continuar a educação baseada na Matemática e Filosofia.

Qual foi a contribuição de Sócrates para a filosofia?

Dentre as muitas contribuições de Sócrates para a filosofia uma se destacaria pelo seu conteúdo altamente reformador, a democracia, que o filósofo se esforça para pôr em prática numa Atenas que vive o seu apogeu, com intensa atividade em vários campos, como o comércio, as artes e as práticas militares.

Qual foi a contribuição de Aristóteles para a filosofia?

Ou seja, a Ciência é essencialmente lógica. Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. ... Outro ponto importante é que Aristóteles dedicou muito de sua filosofia a entender as causas de tudo que observava. Entender as causas dos diversos fenômenos é a razão de ser da maioria dos experimentos da ciência moderna.

Quais as formas de governo segundo Aristóteles puras e impuras )?

Formas impuras de Governo (governo para o bem individual ou de um grupo): Tirania - Governo de um só para o seu interesse ou de um grupo familiar. Oligarquia - Governo de poucos para seu interesse ou de um grupo social. Politeia - Governo exercido pela maioria para oprimir a minoria.