O estômago é constituído por uma membrana mucosa que contém milhares de glândulas gástricas microscópicas. Essas glândulas secretam ácido clorídrico, enzimas e muco, substâncias que vão compor o que se chama de suco gástrico. Ao cair no estômago, o bolo alimentar é banhado pelo suco gástrico.
A boca é o local onde a digestão começa. Nossos dentes promovem a digestão mecânica, garantindo que o alimento seja rasgado, amassado e triturado. Além da atuação dos dentes, o alimento na boca sofre a ação da saliva, a qual é secretada pelas glândulas salivares.
pâncreas
fígado
Intestino grosso: é a segunda porção do intestino e apresenta cerca de 2 metros de comprimento. É a menor parte do intestino, mas a mais importante na absorção de água, já que é aqui que mais de 60% da água é absorvida para o corpo.
Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é a porção do Sistema Digestório responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal. Ele constitui a parte final do tubo digestivo e possui rica flora bacteriana.
O sistema digestivo funciona movendo o alimento do estômago até sua evacuação. A medida que o reto se enche de resíduos, os nervos informam ao cérebro que o intestino tem de ser esvaziado e o cérebro diz aos músculos que relaxem o esfíncter anal.
O intestino grosso tem a função de formar o bolo fecal e ressecá-lo, para que não haja diarreia. Então, o intestino continua retendo líquido, ressecando as fezes. Além disso, o reto se contrai e manda o conteúdo um pouco mais para cima, em uma região onde não há percepção da evacuação, então a pessoa perde a vontade.
Como por exemplo, o mamão, tamarindo, laranja, manga, folhas em geral e ameixa. Outros alimentos que são ótimos para o funcionamento do seu intestino são os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros.
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!
Um excelente remédio caseiro para regular o intestino é o suco de mamão com ameixa porque ele é rico em fibras que aumentam o bolo fecal e estimulam os movimentos intestinais. Coloque as ameixas de molho num copo com 100 ml de água durante 8 horas e depois deste período bata todos os ingredientes no liquidificador.
Tomar um chá laxante como chá de sene, ruibarbo ou frângula é uma ótima forma natural de combater a prisão de ventre e melhorar o trânsito intestinal....6 chás laxantes para combater a prisão de ventre
Melhores chás laxantes para aliviar a prisão de ventre
E o melhor disso: a maioria delas é totalmente natural e recomendada por médicos.