Com 5 meses o bebê está na sua fase de maior agitação, mexe constantemente principalmente no período noturno. Já mede em torno de 80 cm e pesa em média 700 gramas. Mesmo já totalmente formado e desenvolvido não possui a aparência que nascerá pois tem a pele muito fina, avermelhada e enrugada.
No começo do quinto mês seu útero estará no nível do umbigo que, por sinal, fica muito sensível porque está sendo pressionado pelo útero. Uma linha escura pode aparecer entre os pelos pubianos e o umbigo. Fique tranquila, que ela desaparece após o parto.
Como calcular o peso que pode engordar
Tabela de Referência Tamanho e Peso do Feto
Ganho de Peso X IMC IMC até 18,5 – Quando o resultado do cálculo de IMC da gestante logo no início da gestação, se encontra no valor até 18,5, significa que está dentro do peso e o ganho de peso ideal é de 13 a 18 kg.
Nada de comer por dois Com 20 semanas (na metade da gravidez), o peso médio é de apenas 300 gramas e com 27 semanas (seis meses completos), cerca de um quilo. Portanto, não se justifica engordar muito até pelo menos cinco meses de gravidez”, explica Leite.
É claro que existe um limite para o que é considerado saudável, porém evitar ganhar peso nessa fase da vida é muito perigoso para a saúde de mãe e do bebê. Especialistas estimam que as gestantes ganhem, em média, 1kg por mês, podendo ser essa quantidade maior ou menor em diferentes mulheres.
A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa, e você pode notar um aumento na secreção vaginal, embora sem a presença de sangue.
O ideal seria ganhar entre 9 e 12 kg no total. Isso corresponde mais ou menos a um ganho de peso semanal de cerca de 400 g no 2º trimestre e 300 g no 3º trimestre. O aumento máximo de peso ocorre entre 12 e 24 semanas (ou seja, entre o 4º e o 6º mês).
Qual o peso do bebe com 7 meses de Gestação? Nesta fase ele pesa em torno de 2 quilos, mas pode variar para menos ou mais de bebê para bebê. Lembrando que cada bebê se desenvolve no seu tempo e da sua maneira.