Quando Uma Planta Se Encontra No Seu Ponto De Compensaço Ftico Correto Declarar?

Quando uma planta se encontra no seu ponto de compensaço Ftico correto declarar

Para determinar o ponto de compensação luminoso da planta, deve ser feito uma analogia correspondente a intensidade da luz da respiração e da fotossíntese. 

As plantas com o ponto de compensação luminoso alto são chamadas de umbrófilas. E as plantas com o ponto de compensação baixo são chamadas de heliófilas

POSTAGENS RECENTES

O ponto de compensação luminoso é o momento em que a velocidade da fotossíntese e da respiração são iguais. Para determinar o ponto de compensação luminoso da planta, deve ser feito uma analogia correspondente a intensidade da luz da respiração e da fotossíntese.

O ATP é formado por uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato Quando perde um de seus fosfatos, o ATP torna-se ADP, ou adenosina difosfato. → Função do ATP Como dito anteriormente, o ATP está relacionado com a disponibilidade de energia para uma célula.

Resposta verificada por especialistas

Resposta verificada por especialistas

Energia resultando do movimento de prótons do lúmen do cloroplasto para o estroma dirige a rotação da subunidade γ do CF1, e a interconversão dos lados de ligação e originam a molécula de ATP.

A fase escura, também chamada de ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin, pode acontecer na ausência e na presença de luz e ocorre dentro do cloroplasto. Durante essa etapa, a glicose é formada a partir de gás carbônico. Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia, na fase escura acontece a fixação do carbono.

B) Qual tipo de músculo presente no tubo digestório desencadeia os movimentos peristálticos? Explique como o estômago consegue autorregular a secreção de suco gástrico de forma involuntária.

+ Artigos relacionados

B) Quanto à capacidade de produzir alimento, essas plantas são classificadas como autótrofas. O hábito de capturar insetos contribui para um incremento de compostos nitrogenados pela planta.

Fotólise da água A molécula de clorofila que perdeu seu elétron após a excitação pela energia luminosa, é capaz de substituí-lo por elétrons extraídos de moléculas de água. Com a remoção dos seus elétrons, a molécula de água decompõe-se em prótons (H+) e átomos livres de oxigênio (O).

Pela Web

Pela Web

06) Três plantas da mesma espécie (1, 2 e 3) foram mantidas em três ambientes com intensidades luminosas diferentes e em condições ideais dos outros fatores que influenciam a fotossíntese. O gráfico ilustra as velocidades da respiração e da fotossíntese nas diferentes intensidades luminosas a que essas três plantas foram submetidas.

A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.

Postagens Recentes

A recarga do ADP para a produção de ATP pode ocorrer tanto durante a fosforilação oxidativa (processo que ocorre na respiração celular) como na fotofosforilação (processo que ocorre na fotossíntese). Por fim, é importante lembrar que a produção de ATP é considerada um anabolismo, pois é um processo de síntese de uma molécula.

05)  Mariana e Pedro são pais de Eduardo, Bruna e Giovana. Giovana teve eritroblastose fetal (incompatibilidade quanto ao fator Rh) ao nascer. Os resultados das tipagens sanguíneas da família estão ilustrados na tabela a seguir. O sinal (+) indica que houve aglutinação e o sinal (–) indica que não houve aglutinação.

Novas perguntas de Biologia

Nos vegetais, o ponto de compensação fótico ou luminoso corresponde à quantidade de luz na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem. Nesse ponto, todo o oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado no processo respiratório, e todo o gás carbônico produzido nesse processo é utilizado na fotossíntese.

Ainda assim, as plantas com o ponto de compensação luminoso alto, possuem a intensidade da fotossíntese maior que a intensidade da respiração. O que quer dizer que a glicose e o oxigênio são mais produzidos do que absorvidos, resultando no desenvolvimento da planta.

B) Suponha que as três plantas sejam atacadas por fungos parasitas. Qual delas morreria primeiro? Justifique sua resposta utilizando como referência o ponto de compensação fótico.

Comentários

Durante o ponto de compensação luminoso, os dois processos se tornam inativos, pois a glicose e o oxigênio (O2) sintetizados pela fotossíntese é absorvido pela respiração. E o dióxido de carbono (CO2) sintetizado na respiração é absorvido na respiração. 

Na fase “escura”, o dióxido de carbono é reduzido a glicose, processo endotérmico, em um processo chamado de Ciclo de Calvin-Benson . O agente redutor é o NADPH que transfere elétrons para o ciclo enquanto que o ATP fornece energia para o processo. A glicose é o produto do ciclo de Calvin.

Quando a taxa de fotossíntese é maior que a da respiração o que acontece com a planta?

Depois de fazer a fotossíntese e fabricar a glicose, a planta realiza outro processo, a respiração. ... A liberação de energia ocorre porque a quantidade de energia contida nas moléculas de glicose e de oxigênio é maior do que a energia armazenada entre os átomos que formam o gás carbônico e a água.

O que é consumido na fotossíntese?

Além da energia luminosa, para realizar a fotossíntese são necessários dióxido de carbono (CO2) e água (h3O) como reagentes e os produtos gerados são carboidratos (glicose e sacarose) e gás oxigênio (O2).

O que é o processo da fotossíntese?

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? ... Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal.

O que pode causar sensação de desmaio?

Sensação de desmaio (síncope): porque acontece e como evitar. Um desmaio pode ser provocado por diversos fatores, como pressão baixa, falta de açúcar no sangue ou estar em ambientes muito quentes, por exemplo.

O que significa suor no pescoço?

Contudo, existem também algumas doenças como transtornos hormonais, mucovicidose, infecções micobacterianas, diabetes, doença renal crônica que podem alterar a quantidade e a qualidade do suor. Sugiro que vc procure um dermatologista para orientações.

Porque a gente soa no pescoço?

Também não se deve esquecer da hiperidrose, que é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas, de forma generalizada no corpo ou localizada (mãos, axilas, pescoço ou pernas). A hiperidrose acontece a qualquer hora do dia.

O que pode ser suor na nuca?

Suor excessivo na cabeça: entenda as causas O suor excessivo na cabeça pode ser causado por diversos fatores. Entre eles, destaca-se a influência genética, obesidade, diabetes, transtornos emocionais, alterações hormonais e uso de determinados tipos de medicamento.