A associação criminosa consuma-se no momento em que três ou mais pessoas se associam para a prática de crimes, ainda que nenhum delito venha a ser efetivamente praticado.
Art. 2º Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa: Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais praticadas.
A quadrilha é uma das danças juninas mais populares do Brasil. Trata-se de uma dança coletiva bailada em pares, e que possui uma coreografia específica baseada em passos tradicionais. Um orador, também chamado de marcador ou animador, proclama frases divertidas que determinam os movimentos da dança.
27 Passos de quadrilha para Festa junina
A quadrilha pode ser considerada uma dança folclórica porque ela carrega tradições e costumes de determinados povos ou regiões. Segundo o texto, a dança quadrilha teve origem nos salões franceses, sendo posteriormente difundida por toda a Europa e chegando também ao Brasil.
Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé.
As quadrilhas chegaram ao Brasil no início do século 19, trazidas pela família real portuguesa. ... Para isso, as escolas criam concursos de quadrilhas juninas aos moldes do que se praticava no interior: pares dançando com roupas remendadas, ao som do típico forró pé-de-serra e com movimentos característicos.
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. ... Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo.
Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.
É uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior e é dirigida pela narração de uma pessoa (que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento).
Brincadeiras Juninas
As danças típicas para festa junina mais populares são a quadrilha, fandango, bumba meu boi, lundu e cateretê.
A dança de fitas e o pau de sebo, típicos das festas juninas no Brasil, são originários da Península Ibérica....Quadrilha
Que tipo de dança você já dançou nas festas juninas da escola? ... Você conhece estas danças: frevo, catira, Xaxado, chimarrita?
A dança típica das festas juninas é tradição por todo o Brasil. Mas você sabia que a quadrilha não surgiu aqui: De acordo com historiadores, a festividade foi trazida pelos portugueses, no período colonial, e nessa época havia uma grande influência das culturas portuguesa, espanhola e francesa.
A história do forró reúne muitas curiosidade e características que marcam bastante a cultura nordestina. Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares.
A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização.
Apesar de hoje estar embasado num forte teor cristão, a origem das festas juninas é pagã. No mês de junho é o final da primavera e começo do verão no hemisfério norte, e o dia 24 é o solstício de verão nesse hemisfério. Era essa a ocasião em que os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas.
Origem pré-cristã Embora as festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio no dia 13 de junho, São João Batista no dia 24 de junho e São Pedro no dia 29 de junho, sua origem remonta às celebrações pagãs que aconteciam no solstício de verão no hemisfério norte.
As maiores Festas Juninas do Brasil