Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.
Os resultados do FSH podem ser reduzidos com contraceptivos orais, fenotiazinas e tratamentos hormonais. Se você fez recentemente um exame de cintilografia, os radioisótopos utilizados no exame podem interferir com os resultados do teste de FSH.
Assim, o exame do hormônio folículo-estimulante (FSH) é uma ferramenta para diagnosticar a infertilidade. O FSH é produzido pela hipófise, com o intuito de manter o organismo feminino e o masculino em equilíbrio. O exame também é utilizado para verificar a produção de óvulos e espermatozóides.
Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a parte óssea da mulher.
Os primeiros sinais e sintomas do climatério que podem começar a surgir até os 45 anos de idade e são:
No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.
Climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo e Menopausa começa com a última menstruação da vida.
O climatério é a fase na vida da mulher que se caracteriza pela deficiência do hormônio estrogênio, o que produz sintomas como fogachos/calores, suores, dores de cabeça, nervosismo, insônia, perda do desejo sexual, ressecamento da pele, perda da massa óssea.
Muito confundido com menopausa, climatério é o termo médico utilizado para designar o período de transição da mulher, que sai de sua fase fértil até chegar em sua última menstruação. É a essa última menstruação que se dá o nome de menopausa.
Tratamento dos sintomas do climatério Vejamos os principais tratamentos medicamentosos: Terapia hormonal – a reposição de estrogênio é o tratamento mais eficaz para aliviar fogachos e suores noturnos, bem como prevenir a perda de massa óssea. O tratamento pode ser feito em pílula, adesivo, creme ou gel.
Aprenda a amenizar os sintomas do climatério
Menopausa é nome que se dá a ultima menstruação da mulher. Climatério é o período que antecede a menopausa e é marcada pelos calorões e pelo aumento do intervalo entre uma menstruação e outra.
A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.