O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica.
O primeiro produtor a alcançar reconhecimento nacional foi Konrad Dantas, conhecido pelo nome artístico KondZilla. Ademais, o primeiro videoclipe de funk ostentação foi veiculado em julho de 2011, com a música "Megane" do MC Boy do Charmes, que alcançou três milhões de visualizações no primeiro mês.
O funk foi também exportado para a África, e se fundiu com canto e ritmos africanos para formar o afrobeat. O Músico nigeriano Fela Kuti, que foi fortemente influenciado pela música de James Brown, é considerado o criador do estilo.
Hoje em dia, o funk é mais brasileiro do que carioca, e cada região faz funk com sotaque próprio. O funk ostentação, por exemplo, foi um movimento do funk paulista. Os produtores de Minas Gerais hoje desenvolveram um estilo peculiar, com batidas minimalistas.
O resultado: o funk é o gênero brasileiro que, ao mesmo tempo em que é escutado no Brasil, consegue ter sucesso internacional. Estados Unidos, Portugal e Argentina são os países que mais ouvem o gênero musical. Entre os cantores que têm músicas ouvidas lá fora, Anitta é a mais bem-sucedida.
Funk: conheça os subgêneros
História do funk no Brasil
Subgêneros
Enquanto o primeiro é mais voltado a temas diversos, o Bass foca mais no sensual. No Brasil há também aqueles que queiram fazer o funk raiz, como Mister Catra ou a mistura de um funk com pop, mais conhecido nas vozes de Anitta e Naldo.
O funk americano é similar ao Jazz, Soul e Black. É totalmente diferente do funk carioca , porém foi através desse estilo que surgiu os "bailes funks" no Rio de Janeiro a partir de 1971. Seus principais percursores foram Tony Tornado, Tim Maia, Sandra de Sá e outros. Por que muitos brasileiros gostam tanto de funk?
Wagner Domingues Costa
compasso quaternário
O funk faz parte do hip hop - um movimento cultural criativo e importante, que está espalhado pelo mundo inteiro. Ele nasceu nos Estados Unidos como uma mescla de ritmos negros como R&B, soul, rock e a música psicodélica, no final da década de 1960.
Mas uma coisa você não pode negar: o funk tem um propósito social." O funk não é somente apelo sexual, apoio a facções criminosas, apologia ao consumo de drogas. É mais do que isso. O funk possui um teor contestatório, é uma mostra de insatisfação e é a expressão de uma comunidade.
Significado de Funk Gênero musical de ritmo dançante, intenso e repetitivo, que teve sua origem nos Estados Unidos, a partir da década de 60, sendo resultado da mistura de vários outros gêneros como o soul, jazz e blues.
O funkeiro MC Don Juan já conquistou seu posto entre os mcs brasileiros mais famosos de 2019 com o hit Dor de Cabeça, um tremendo sucesso. O funkeiro conquistou sucesso logo cedo, com apenas 15 anos de idade.
O que é MC: MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônias, que se pronuncia "eme ci". ... No Brasil, os MCs ganharam muita popularidade nos últimos anos e normalmente estão incluídos no gênero musical hip hop e funk, sendo que atualmente a maioria dos MCs estão envolvidos no funk.
O que significa o Mc de sobrenomes como McFly, McDonald, McLaren… Mac e Mc derivam do antigo celta “makko-s” (“filho”). Trata-se de um patronímico: prefixo ou sufixo que se refere ao pai. McArthur ou McDonald são sobrenomes, mas já significaram “filho de Arthur” ou “filho de Donald”.
Dessa maneira, os DJs começaram a ser chamados de MC, que significava nada mais, nada menos, que Mestre de Cerimônias, ou pessoas que conduzem eventos importantes. Assim como alguns funks atualmente e também o rap e hip hop, a SKA falava de indignação social, marginalização e injustiças sociais.
O nome "Emicida" é uma fusão das palavras "MC" e "homicida". ... Mais tarde, o rapper criou também um acrônimo para o nome: E.M.I.C.I.D.A. (Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte). As suas apresentações ao vivo são acompanhadas do DJ Nyack nos instrumentais.
Sua carreira teve início em 2008, coma gravação do single “Triunfo”, que vendeu 700 cópias em um mês. Seu nome “Emicida” é a fusão de MC e homicida, pois seus amigos o chamavam de assassino porque ele matava todos os adversários com suas rimas.
35 anos (17 de agosto de 1985)
Neste estudo fica demonstrado que a presença de orixás nas composições musicais de Criolo e Emicida evidencia os saberes das divindades conhecidos por meio das religiões de matriz africana, auxiliando no debate acerca da resistência negra frente ao racismo, a desigualdade racial e intolerância religiosa.
São Paulo, São Paulo, Brasil