A norma tem uma tabela na qual coloca o as inclinações permitidas e o desnível máximo permitido em cada seguimento e recomenda criar patamares de descanso a cada 50m de percurso. Os patamares devem estar no início e término das rampas e ter o comprimento de 1.
Além de serem utilizadas nas práticas esportivas e aventureiras, as rampas são excelente elementos arquitetônicos para promover a acessibilidade (ABNT NBR 9050). As rampas são utilizadas para fazer a ligação de um local ao outro que tenha aclive ou declive.
Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.
Acessibilidade se refere à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso ...
A classificação da tecnologia assistiva se divide em três grupos:
Tecnologia Assistiva: como a tecnologia pode ajudar pessoas com deficiência
Cegos ou pessoas com visão subnormal podem se beneficiar da tecnologia assistiva por meio de diversos recursos, que vão desde o braile até softwares de ampliação de tela, lupas eletrônicas e teclados com letras ampliadas.
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.
Pulseira com Peso Outra órtese é o estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação, para alunos, principalmente com paralisia cerebral, que apresentam essas necessidades (estabilização de punho e abdução de polegar).